Como as empresas podem contribuir com os avanços da transição energética?

Florianópolis, SC 17/3/2020 – Algumas organizações já trocaram o uso de combustíveis fósseis para investir em fontes renováveis, mas a descarbonização vai muito além disso.

Um dos principais objetivos da transição energética é promover mudanças no setor elétrico, colocando as fontes renováveis como protagonistas na produção de energia e consolidando novos parâmetros de consumo que resultem em menor impacto ambiental.

A tecnologia tem sido uma grande aliada nesse movimento, além de ampliar a possibilidade de as empresas utilizarem energia de maneira inteligente e consciente, reduz os impactos ambientais e os custos com a conta de luz.

Algumas organizações já trocaram o uso de combustíveis fósseis para investir em fontes renováveis, mas a descarbonização vai muito além disso. Não é apenas uma ação que deixa a empresa livre das emissões de carbono, e sim múltiplas inovações que, quando combinadas, geram benefícios ambientais ao mesmo tempo em que levam mais eficiência às operações da empresa.

Para compreender melhor esse conceito de eficiência energética e descarbonização, pode-se pensar em operações aeroportuárias, industriais e outras de grande porte. Essas organizações precisam avaliar de que maneira otimizar o uso de energia, realizar auditorias para analisar cenários prospectivos e identificar as melhores oportunidades do mercado para reduzir as emissões de CO2.

Seguindo essa lógica, a gestão de uma grande empresa deve ter apoio para implementar dispositivos de controle do consumo e do custo de recursos energéticos e utilities, além de acessar um olhar especializado no uso de lâmpadas, máquinas e outros equipamentos mais eficientes do que os utilizados no momento.

Outro ponto bastante importante de analisar é a vantagem de realizar a manutenção ou troca dos equipamentos utilizados no dia a dia da empresa. Às vezes, optar por um modelo mais recente de um mesmo equipamento pode resultar em um desempenho superior, poupando energia, recursos financeiros e ambientais ao longo do tempo.

Automatizar processos também é uma forma de levar mais inteligência às operações cotidianas, especialmente quando as ferramentas de gestão são customizáveis para atender as necessidades da empresa e do meio ambiente.

Conheça outras iniciativas para a sua empresa!

Website: http://bit.ly/3ad40G5