Como bares e restaurantes se reinventam com a crise causada pela Covid-19

São Paulo 6/10/2020 – “Só nesse período de pandemia, nós recebemos mais de 2 mil e-mails pedindo que não fechássemos o restaurante”

Estabelecimentos foram reabertos no dia 4 de julho, após 104 fechados

Desde o começo da pandemia do novo Coronavírus, cerca 50 mil bares e restaurantes fecharam as portas na cidade de São Paulo. Foram 104 dias com as portas fechadas e os prejuízos só aumentando. Com a reabertura, no dia 4 de julho, muitos comerciantes precisaram se reinventar com os horários reduzidos.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes já está em negociação com a prefeitura e disse que os estabelecimentos já estão preparados para ampliar o horário de funcionamento com segurança e sem colocar em risco os clientes e funcionários.

Em Osasco, na grande São Paulo, o restaurante Império da Costela servia 6 mil pratos por mês. Com a pandemia, as vendas caíram bastante. Alan Della Bella é um dos proprietários. Segundo ele, o segredo para não perder os clientes, mesmo em tempos de pandemia, é manter o sabor e tradição do restaurante.

“Fazemos uma boa costela há 22 anos. A qualidade do produto, o toque secreto em cada receita e o atendimento nos tornam diferenciados. A gente fez do nosso restaurante um ambiente de família, de amizade e relação próxima com os clientes. Só nesse período de pandemia, nós recebemos mais de 2 mil e-mails pedindo que não fechássemos o restaurante”, destaca Alan.

Um mês antes da quarentena ser decretada no Brasil, Alan e outros sócios abriram uma nova unidade do Império da Costela, na região de Alphaville. O restaurante ficou alguns dias funcionando e já precisou fechar as portas. Mas com o apoio dos clientes e o planejamento financeiro, as duas unidades do Império da Costela reabriram ainda mais fortes. “O Império da Costela guarda caixa para futuros imprevistos desde 1998. Quando veio a pandemia, a gente tinha dinheiro pra conseguir manter o restaurante e não mandar ninguém embora”, diz.

A unidade mais nova, que fica em Alphaville, reabriu com todas as medidas de segurança. As mesas foram posicionadas com distanciamento de 2 metros cada e os funcionários medem a temperatura de todos os clientes na entrada. O Império da Costela Alphaville conta com uma vista ampla para a natureza em um ambiente a céu aberto. Alexandre Próspero é um dos responsáveis pela unidade em Alphaville. Hoje em dia, o local funciona com 25% da capacidade, mesmo assim, os sócios estão ansiosos com o retorno dos clientes.

“Embora as dificuldades que a pandemia trouxe, nós continuamos muito confiantes de que muito brevemente o sucesso vem. A gente fez um planejamento bem legal, com um lugar bem localizado, instalações legais para proporcionar aos nossos clientes um conjunto completo entre comida, espaço e natureza”, ressalta Alexandre.

As duas unidades do Império da Costela funcionam de terça-feira a domingo, das 11h às 17h.

Endereços:

Alphaville
Avenida Valville, 133
Telefone: (11) 4858-1146
Capacidade: 300 pessoas

Osasco
R. Machado de Assis, 327
Telefone: (11) 3685-0646
Capacidade: 280 pessoas

Website: http://www.costelaria.com.br/

Web Site: