Como conciliar home office e maternidade

25/3/2020 –

Como consequência do isolamento social a que o mundo foi submetido nas últimas semanas, uma pausa necessária para minimizar os efeitos do novo coronavírus, o home office, antes uma prerrogativa de pequenos empreendedores e empresas jovens, tornou-se uma realidade. No entanto, é preciso ter flexibilidade e uma boa dose de paciência, tanto com os filhos como também com o ambiente doméstico em geral. Pensando nisso, a idealizadora da ONG Somos Mães de Primeira Viagem, Acácia Lima, listou algumas dicas de como melhorar a rotina que o trabalho remoto exige, já que nem sempre á fácil conciliar as demandas pessoais com as atividades profissionais e as crianças, mas é possível. A seguir 5 passos:

1. Colaboração

“Converse com seus filhos, marido e com quem mais estiver na casa. Explique que na próxima hora, ou próximas horas, você não poderá atender as demandas mais simples. Com filhos pequenos, peça o apoio do outro adulto da casa, se houver. Caso esteja sozinha, o desafio é maior, mas sempre vale a pena conversar com os pequenos, eles entendem mais do que pensamos”.

2. Tenha um lugar específico para o trabalho

“Trabalhar do sofá, da cama ou na sala só funciona se você morar somente com adultos, e mesmo assim dispersa bastante. Sem falar que participar de vídeo conferências da cama não é confortável: se você se mexer vai atrapalhar a reunião. O ideal é escolher um local com mesa, arejado e que você possa isolar melhor os ruídos”.

3. Beber Água e se alimentar bem

“Trabalhar de casa faz com que a gente esqueça das coisas mais simples, como beber água, comer uma fruta ou ir ao banheiro. Não esqueça de ter sempre a mão uma garrafinha d’água, uma fruta já lavada e fazer xixi assim que der vontade. Pode parecer bobagem, mas sem esses cuidados, a chance de desencadear uma cistite (infecção urinária) é grande”.

4. Aceitação

“A perfeição não existe, todos nós sabemos, mas, mesmo assim nós exigimos que sejamos perfeitas e que nossa família também seja. Relaxe, isso nunca será possível, de verdade! Então, aceite que seus filhos irão brigar e você terá que interromper aquela planilha super importante que estava fazendo. Aceite que terá que limpar o bumbum do pequeno no meio daquela vídeo conferência (veja a dica abaixo) e que precisará trabalhar com ele no colo, vez por outra”.

5. Humanização

“Quando estiver no meio de uma chamada de vídeo, ou mesmo de áudio, avise que tem filhos pequenos e que pode acontecer alguma demanda inesperada. Seja sincera e, assim, será possível despertar empatia do outro lado. Quem sabe, dessa forma, não construímos uma sociedade mais empática!.”

Website: https://www.somosmaes.org.br/