Como manter as equipes seguras durante o retorno ao escritório com a ajuda da tecnologia

31/8/2020 –

Gratuito para todas as organizações e aderindo a rígidos parâmetros de higiene e segurança, o Zoho BackToWork ajuda empresas globais que não podem operar remotamente

Muitos países já estão voltando às suas atividades normais e algumas regiões brasileiras também estão adotando esse ritmo com a abertura de escritórios e estabelecimentos comerciais, embora as taxas de contágio da COVID-19 continuem altas. Os gestores estão em uma posição difícil, tendo que ponderar os prós e contras de retornar ao escritório, enquanto se adaptam às políticas governamentais em constante mudança em torno da crise. O que está na balança é o futuro do trabalho e, para os brasileiros, se esse futuro envolve ou não o trabalho remoto (home-office), ainda é incerto. Segundo Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), 77% dos empregos na região não podem ser realizados remotamente, devido ao limitado acesso à infraestrutura tecnológica e às poucas habilidades digitais dos trabalhadores.

Pensando nisso, a Zoho Corporation, empresa global de tecnologia que oferece um completo conjunto de softwares de negócios, anuncia o lançamento do BackToWork, uma solução totalmente integrada e abrangente que permite que empresas e organizações façam uma transição segura do trabalho remoto para os escritórios. Disponível gratuitamente até o final de 2020, o BackToWork é o mais recente programa a ser introduzido como parte dos esforços de ajuda contínua da Zoho aos negócios afetados pela crise da COVID-19.

“Agora que as organizações planejam reabrir seus escritórios em várias partes do mundo, queremos ajudá-los a ressurgir, desta vez através BackToWork, uma aplicação que permite às empresas manter a segurança de ponta a ponta no local de trabalho. O aplicativo de gerenciamento de segurança no local de trabalho reforçará efetivamente a higiene do local, minimizando os riscos e cumprindo as regulamentações governamentais”, disse Raju Vegesna, evangelista-chefe da Zoho.

Em uma pesquisa recente da Zoho, encomendada à Toluna, com 850 brasileiros sobre continuidade de negócios, trabalho remoto e o futuro do home-office, 49% dos entrevistados disseram que as empresas ainda não decidiram se seus funcionários poderão trabalhar remotamente após período de isolamento social acabar e 17% revelaram que retomarão a rotina de escritório quando possível.

O BackToWork apoia os diretores de operações, diretores de recursos humanos, gerentes de instalações e suas respectivas equipes na tomada de decisões críticas de retorno ao escritório sem comprometer as questões de segurança e conformidade. Ele controla todo o acesso das pessoas às instalações de acordo com o histórico de cada trabalhador, além de acompanhar sua temperatura, realizando monitoramento permanente através de autoavaliações, onde o foco é garantir o bem-estar de cada um dos colaboradores, e monitorar o fluxo de pessoas em cada parte das instalações. Também gera notificações automáticas para a organização desinfetar locais com mais pessoas.

Além disso, como outra preocupação dos trabalhadores é ter as ferramentas certas para se protegerem, o conjunto de aplicativos BackToWork mantém o controle de tarefas administrativas críticas, como limpeza profunda, recarga de desinfetantes e garantia de que máscaras faciais e lenços de papel estejam disponíveis. Além disso, é possível monitorar o progresso de cada tarefa usando o painel codificado por cores e realizar verificações de auditoria após a conclusão.

Os recursos do aplicativo estão organizados em seis módulos que abordam todo o processo de reentrada no local de trabalho, em uma solução segura e fácil de navegar, sendo eles:

  • Acesso seguro: controla o acesso às instalações com base na saúde dos funcionários e seu histórico de viagens, por meio de um sistema de cadastro ponta a ponta e sem contato (por meio de códigos QR), para definição de múltiplos edifícios e localizações.
  • Avaliação de bem-estar do funcionário: monitora a saúde no local de trabalho definindo políticas de autoavaliação, entrada segura e viagens. Os funcionários podem enviar com segurança e privacidade um formulário relatando seu histórico de viagens, histórico médico e histórico de exposições potenciais.        
  • Manutenção e ativos: gerencia ativos e cria solicitações de manutenção para funcionários. Os pedidos de reparo ou substituição podem ser tratados no aplicativo.        
  • Painel de administração: exibe uma visão de 360 graus das condições do local de trabalho, usando painéis pré-configurados. Permite gerenciar funcionários e definir diferentes funções, tarefas como aprovações ou contatos de emergência, entre outras.  
  • Voluntário: agrega e gerencia os programas de voluntariado e responsabilidade social da empresa.
  • Comunicação: gerencia anúncios, perguntas frequentes e melhores práticas, políticas e documentos de segurança e compartilha esses materiais com os funcionários.   

O Zoho BackToWork atende às principais preocupações dos colaboradores no local de trabalho, ao mesmo tempo que oferece alto nível de confidencialidade nos dados da organização e dos seus colaboradores, para se manter em conformidade com legislações. Com versões para navegador da web, iOS e Android, o Back to Work atualmente está disponível em inglês, português, francês, japonês, chinês, árabe, espanhol e alemão e será gratuito ao longo de 2020 e após esse período terá o valor de US$ 2 por usuário.

Website: https://www.zoho.com/

Web Site: