Como o FIDC pode ajudar no planejamento financeiro das empresas para 2020

São Paulo, SP 20/12/2019 – “A antecipação de títulos oferece maior poder de compra e de negociação com fornecedores e clientes, além de conseguir descontos com pagamentos à vista”.

Para iniciar a nova década com fôlego e melhorar a lucratividade de qualquer empresa ou indústria, o grupo Nobel, que inclui o FIDC Nobel e também a Nobel securitizadora, apoia negócios, empresas e empresários de forma personalizada. Por meio do fomento mercantil, o grupo mostra que, com um bom planejamento, é possível usar os recebíveis da empresa para garantir a saúde financeira dos negócios a longo prazo.

Manter o equilíbrio do fluxo de caixa é um desafio tanto para empreendedores como para empresários. “Antecipando-se às festas de final de ano, muitas empresas recorrem a algum tipo de crédito para poder dar conta das possíveis demandas. O mais comum é usarem o limite do cheque especial e até o cartão de crédito dos sócios – modalidades com juros altos -, por falta de conhecimento, tempo e planejamento. O grande risco disso tudo é começar com alto grau de um endividamento caro, que pode comprometer a saúde da empresa no decorrer do mesmo ano”, comenta Thiago Fortunato, gestor de investimento do Nobel.

A antecipação de recebíveis, seja por meio de um FIDC ou de uma securitizadora, é um tipo de financiamento que não tem surpresas, pois utiliza de recursos futuros da própria empresa para disponibilizar caixa no momento presente e na medida em que tal necessidade de caixa for acontecendo. Deve-se antecipar o que é necessário, evitando o super financiamento, para além das necessidades presentes. Tal método tende a proporcionar taxas menores e mais competitivas do que o mercado bancário tradicional da linha de empréstimo.

Fortunato lembra ainda que quem escolhe o FIDC para ajudar a dar vazão ao fluxo de caixa, consegue muitos benefícios. “Mesmo com as turbulências do cenário econômico, a antecipação de títulos oferece maior poder de compra e de negociação com fornecedores e clientes, além de ajudar a conseguir descontos com pagamentos à vista”, e completa “Nós, no grupo Nobel, tiramos o peso da cobrança das empresas e ficamos responsáveis por essa atividade enquanto o empreendedor ou empresário foca no que faz melhor, o seu core business”.

Como usar o FIDC a seu favor

Fortunato dá algumas dicas importantes antes de contratar o FIDC:

Planejar e cadastrar

É comum pensar em algum tipo de recurso financeira extra quando está passando por alguma situação de emergência. “Esse erro é o que faz as pessoas utilizarem recursos pré-aprovados (cartão e limite do cheque especial) sem prestar atenção a taxa de juros, as taxas extras, os seguros, o tamanho do parcelamento entre outras coisas. Com um cadastro aprovado no Nobel isso não acontece, pois orientamos cada empresa de maneira personalizada para saber quando e quanto antecipar algum cheque, boleto ou duplicata”, explica.

Adequar o seu fluxo de caixa

“Faça uma revisão das atividades de 2019, entenda o que fica, o que sai e o que pode ser melhorado. Dessa forma, com o orçamento detalhado, é possível entender o que pode acontecer no futuro e saber quanto de recebíveis tem a seu favor, além das dívidas e contas a pagar. Entenda e conheça a dimensão do seu negócio antes de tomar qualquer decisão” alerta o especialista.

Atenção ao mercado e metas realistas

Para Fortunato, saber as tendências do mercado e como atuam a concorrência é um fator importante para a saúde da empresa. “Tudo ensina, inclusive fracassos. Ficar de olho na concorrência não significa copiar, mas entender para onde caminha o seu ramo de negócios e entender antecipar os recebíveis para criar um produto ou serviço novo, expandir a empresa, comprar máquinas novas, bancar um projeto interno inovador, entre outras coisas. Depende da realidade de cada empresa e setor”, orienta.

Sobre a Nobel

O grupo Nobel Banco é composto por uma securitizadora e fundo de investimento digitais que atua exclusivamente com direitos creditórios voltados para apoiar negócios, empresas e empresários. Fundado por profissionais que possuem mais de 25 de experiência no mercado financeiro, o Nobel está presente em todo o país e já conta com mais de 200 empresas parceiras. Os seus serviços se destacam por oferecer condições financeiras únicas como a cobrança agilizada e taxas competitivas que, por meio de uma operação exclusiva e personalizada, auxiliam os clientes a tomarem a melhor decisão na hora realizar a antecipação recebíveis – sempre de acordo com a necessidade -, sem gerar impacto no endividamento bancário de seus clientes. Saiba mais em.

Website: http://nobelbanco.com.br/

Web Site: