Como o Gmail se consolidou líder no serviço de e-mail em todo o mundo

São Paulo, SP 17/3/2020 – Grandes empresas como Netflix, Spotify, Twitter, Salesforce, entre outras, já se beneficiam das vantagens do G Suite.

Um fato curioso que poucos sabem é que o serviço de e-mail do Google, o Gmail, foi desenvolvido por um colaborador do Google, nos 20% de tempo que os funcionários têm disponíveis para usar em demais projetos pessoais, que vão além das tarefas da companhia. O provedor de e-mail foi criado em 2004, quando outros serviços de e-mail – tais quais Yahoo Mail e Hotmail – já existiam e dominavam o mercado há pelo menos cinco anos.

Sendo uma companhia de pesquisa na época, por que o Google entraria no ramo de provedores de e-mail? Houve discussões internas a respeito do que a empresa poderia se beneficiar entrando neste novo ramo, porém o Google enxerga os problemas como projetos, e aplica o conceito do “teste da pasta de dente” nos problemas que encontra. Basicamente, se uma pessoa interage com aquele problema o tanto quanto ela interage com a sua pasta de dente, é algo que interessa ao Google – e e-mail certamente era algo que se encaixava nessa teoria, pois as pessoas já utilizavam o tempo todo desde então.

Porém, para bater de frente com os granes provedores de e-mail da época, o grande diferencial da solução do Gmail foi a capacidade de armazenamento, já que era comum os usuários de outros serviços terem que apagar e-mails antigos por não terem espaço suficiente para receber novas mensagens, o que não acontecia com o serviço de e-mail do Google. Logo de início, o armazenamento gratuito para cada conta era de 1 gb contra apenas 4 mb oferecidos pelos concorrentes. Isso fez com que a solução de e-mail Google gradualmente desbancasse seus concorrentes, garantindo as melhores possibilidades em armazenamento e conquistando cada vez mais usuários.

Hoje em dia, o Gmail contabiliza mais de 1.5 bilhão de contas de consumidores no mundo todo, e tem entrado cada vez mais no mercado corporativo através da plataforma G Suite, que possui aplicativos de colaboração como o Google Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros, muito além apenas do serviço de e-mail. Essa plataforma atualmente conta com  três versões de licença – Basic, Business e Enterprise -, cada uma com diferentes benefícios e capacidades de armazenamento.

Grandes empresas como Netflix, Spotify, Twitter, Salesforce, entre outras, já se beneficiam das vantagens do G Suite, como melhorar a conexão entre os seus times, permitir acesso fácil a todas as ferramentas utilizando qualquer dispositivo e a qualquer hora, e aumentar a produtividade de seus funcionários com aplicativos de colaboração em trabalho em equipe e em tempo real. Além disso, a plataforma também auxilia com a redução de custos com soluções terceiras e despesas com suporte de T.I., já que funciona inteiramente na nuvem e de forma 100% segura.

As soluções que essas e outras empresas encontraram na plataforma G Suite resolveram problemas corriqueiros como o overbooking de salas de reunião, muita demora na troca de informações entre colaboradores de um mesmo time, e até mesmo problemas de infraestrutura como atualizações no sistema de todas as máquinas da companhia. Esses são algumas das situações nas quais essas grandes empresas eram desafiadas e optaram por migrar para o maravilhoso mundo do Google.

Para a implantação da plataforma G Suite, a Gentrop – parceira oficial do Google – é especialista no serviço. Mais do que apenas a implantação, a Gentrop oferece uma verdadeira transformação digital durante o processo da migração, redesenhando toda a estrutura da empresa, desde o setor de RH até o suporte de T.I.

Veja os cases de sucesso com a transformação G Suite e entre em contato com a Gentrop para descobrir qual a melhor opção de licença pensando no seu negócio: contato@gentrop.com | www.gentrop.com

Website: www.gentrop.com/

Web Site: