Como obter o conhecimento de um cientista da computação, sem ir para a universidade

São Paulo 19/2/2020 –

Aprender não é uma atividade passiva. Nas escolas alunos absorvem sem questionar tudo aquilo que é ensinado. Professores medem o que você aprendeu simplesmente avaliando a sua capacidade de regurgitar as informações de volta para eles.

O Brasil gasta bilhões em verba para educação. Mas será que os brasileiros têm uma educação de primeiro mundo? A dura realidade é que nossos estudantes ocupam as últimas posições nos rankings mundiais

Foi diante dessa crise que um podcast de livros para empreendedores resolveu produzir uma série para ensinar as pessoas uma das mais importantes ferramentas para sobrevivência das próximas décadas:

Desenvolver a habilidade de aprender de forma agressiva e autodirecionada.

Técnicas, métodos, pesquisas científicas, tecnologias de ponta e grandes obras literárias brotam nos canais digitais a cada semana. A rapidez das mudanças deixa os currículos universitários defasados, pois a maioria foi criado a meia década atrás. Essa é uma triste constatação, mas ao mesmo tempo revela a vertiginosa velocidade das revoluções que não param de acontecer.

A série de 4 episódios do podcast (lançada em fevereiro de 2020) tem o nome de ULTRA-APRENDIZADO, que também é o título do livro de Scott Young — ainda não publicado em Português.

Scott é um jovem estudante americano que resolveu adquirir toda a educação de um cientista da computação do MIT, mas sem nunca ter colocado os pés na universidade. Foi um desafio em tempo real, acompanhado por milhares de seguidores do seu blog. Ele criou seu próprio método de aprendizado e, ao final de 12 meses, realizou as mesmas provas dos alunos da renomada universidade, que perderam 4 anos de suas vidas.

“Quem não gosta de ir a um restaurante 5 estrelas? Mas faria sentido almoçar em um, todos os dias úteis, durante 4 anos da sua vida?”

Scott conta que o atual sistema educacional e a forma como as universidades estão organizadas lembra muito a analogia do restaurante. Pense bem, as mensalidades e taxas pagas pelos alunos servem para sustentar uma estrutura de 5 estrelas, superdimensionada e arquitetada para uma época em que não haviam as tecnologias de conexão e multimídia que hoje são acessíveis.

E aqui que a trajetória do ResumoCast cruza com o momento tecno-histórico que proporcionou experimentos como o do jovem Scott Young. A mídia de podcast já existe há quase duas décadas, mas só recentemente está se popularizando no país, por conta dos smartphones.

Através de agregadores de podcast, qualquer pessoa com um computador ou celular pode baixar um app e sincronizar o download automático dos programas, que também funciona offline, sem conexão com a internet. Esse é o primeiro passo para você acompanhar a série sobre ULTRA-APRENDIZADO.

Nessa série, os ouvintes poderão fazer uma jornada por grandes obras e compreender o potencial da era em que vivemos. O primeiro episódio é sobre o livro Ultralearning, que relata as experiências e o método de Scott Young.

“A série está embasada em 4 grandes livros e o debate dos conceitos foi formatado para quem quer saber mais sobre o aprendizado do futuro”, afirma Gustavo Carriconde, fundador e apresentador do ResumoCast.

“Vamos ajudar o ouvinte a entender onde estamos hoje em termos de potencial de aprendizagem e mostrar como o estudante ou empreendedor pode dar os primeiros passos para tomar o controle definitivo do seu preparo.O momento é agora e a janela de oportunidades está aberta para quem conseguir aproveitar”, afirma Rafael Pires, apresentador do ResumoCast.

Acompanhe a série ULTRA-APRENDIZADO do ResumoCast, começando pelo episódio T2#075 Ultralearning, depois escute na sequência os episódios 76, 77 e 78.

Cada um tem duração média de 40 min, mas você pode escutar em velocidade acelerada enquanto faz exercícios ou se desloca para o trabalho. Podcasts também podem ser consumidos até mesmo offline, sem conexão com a internet.

Website: https://www.resumocast.com.br/