Como que é a recuperação da cirurgia de varizes

São Paulo – SP 11/12/2019 – Os medicamentos para controle da dor e da inflamação devem ser aqueles indicados pelo médico. Além disso, o paciente será orientado quanto à limpeza dos pontos

A cirurgia de retirada de safena, ou safenectomia, é um tratamento indicado para aqueles que necessitam retirar a veia. Conhecida popularmente como cirurgia de varizes, o procedimento necessita de cuidados durante a sua recuperação. Isso porque, dentro dos processos indicados para tratar varizes, a cirurgia é o mais complexo deles.

Quando há risco de rompimento das veias inchadas, sangramento, inchaço, peso na perna, alteração na cor da pele, úlceras varicosas são sinais claros de que o paciente necessita de tratamento. Os profissionais para avaliação destes casos são o médico angiologista ou cirurgião vascular. A partir da avaliação de algum desses médicos o paciente saberá se está apto para o procedimento cirúrgico.

Como é o pós-operatório
Logo após a cirurgia, é indicado o repouso do paciente por período de 15 a 30 dias. Podendo se estender em alguns casos. É preciso usar meias elásticas de compressão. Nesse período, no qual o paciente está em recuperação recente, o uso de remédios anti-inflamatórios e analgésicos para controle da dor são necessários e também antibióticos podem ser recomendados.

Os medicamentos para controle da dor e da inflamação devem ser aqueles indicados pelo médico. Além disso, o paciente será orientado quanto à limpeza dos pontos de forma a evitar problemas.

As indicações para o paciente que fez a cirurgia de varizes
Além das recomendações médicas que o paciente deve obedecer depois da cirurgia, é preciso estar atento às orientações para o comportamento nos dias posteriores. Isto, porque o processo de recuperação não está restrito apenas aos cuidados logo após o procedimento e sim por todo o período de recuperação.

Por exemplo, o paciente não deve se expor ao sol, atividades físicas não são recomendadas após o procedimento. Será possível voltar de forma moderada às atividades do dia a dia, como o trabalho, após o período de repouso, caso a ocupação do paciente não venha a ferir as recomendações médicas.

A importância de seguir as recomendações médicas
Devido à complexidade do procedimento, que lida com o sistema venoso e de nervos próximos à região, é preciso seguir todas as recomendações à risca. Durante a recuperação o paciente deve estar atento a sintomas como trombose, infecções, febre, embolia pulmonar entre outros. Ao menor sinal, entre em contato imediatamente com o cirurgião vascular responsável. Na impossibilidade do contato, dirija-se ao pronto socorro.

Então, quem está dentro dos parâmetros para realização da cirurgia, deve consultar os especialistas e tirar todas as dúvidas que tenham sobre o processo. Tanto no pré quanto no pós-operatório, para garantir que tudo ocorra conforme planejado pelo médico. Lembrando que mesmo seguindo todas as orientações médicas, complicações são possíveis de acontecerem.

Essas são as informações indispensáveis para quem passará pela cirurgia de varizes. A recuperação é uma fase delicada e ter cuidado durante essa fase, ajuda o paciente a manter o bem-estar no futuro. Então, as recomendações devem ser seguidas, seja em relação a um dia ou um a um mês depois do procedimento.
O acompanhamento médico depois da cirurgia também é importante, pois é o profissional que saberá avaliar o estado dos pontos e orientar acerca de uso de medicamentos para evitar maiores incômodos ou inflamação e complicações.

Website: https://www.spacovascular.com.br/

Web Site: