Como se prevenir dos vários tipos de pneumonia

São Paulo- SP 30/3/2020 –

Pneumonia é o nome do processo infeccioso que ataca os pulmões, principais órgãos do sistema respiratório. Nos casos mais agressivos podem atingir os brônquios e os interstícios, espaços entre os alvéolos. Sempre que se trata de doença respiratória, a primeira dúvida que vem à cabeça é se ela é ou não contagiosa. Não. A pneumonia não é contagiosa, não pega, como se diz no jargão popular.

No chamado grupo de risco suscetível à doença, estão crianças até 5 anos de idade e idosos, principalmente aqueles que já apresentam algum quadro de comprometimento de saúde. Sobre os mais idosos, há indícios de que muitas vezes confundindo a pneumonia com os processos de gripe, acabam apelando ao automedicamento, o que não é recomendado. Por mais que não impliquem danos à saúde acabam retardando o processo de cura.

Uma dúvida que as pessoas têm e que é muito comum: só existe um tipo de pneumonia? Não, são vários, veja alguns exemplos.

  • Viral, causada por vírus. Os mais conhecidos são o adenovírus, varicela-zóster, influenzas (diversos tipos) e vírus respiratório sincicial. Agora existe outro que está aterrorizando o mundo todo, o Coronavírus, que já provocou milhares de mortes pelo mundo todo, inclusive no Brasil.
  • Bacteriana. Bactérias estão presentes em várias partes do corpo, como nariz, boca, garganta, pele e até sistema digestivo. Costuma baixar a imunidade.
  • Química. Diferente das demais, é causada por agentes químicos agressivos e não por bactérias, fungos ou vírus. 
  • Fungos. O que há de pior na pneumonia por fungos é que, apesar de rara, ela é a mais agressiva dentre todas as outras. Causadas logicamente por fungos é comum acometer pessoas que possuem doenças crônicas e imunodeprimidas. É o caso de pacientes de Aids e de câncer.

O que causa a pneumonia é a entrada, o contato, do agente infeccioso com os pulmões ou vias de acesso. Esses agentes são vírus, bactérias ou fungos.

Como se sabe, infelizmente o ar que se respira está sempre carregado de impurezas e dentre elas bactérias, vírus, ácaros, poeira e fungos, dentre muitos outros. Normalmente, o corpo humano reúne condições naturais de defesa contra esses agentes infecciosos, mas nem sempre o sistema imunológico consegue debelar e inibir esses invasores.

Caracterizam sintomas de pneumonia: febre alta, tosse, dificuldade de respiração, falta de ar, dor no peito, mal-estar, fraqueza, suores intensos, vômitos e náuseas.

Normalmente o tratamento é feito à base de antibióticos e em poucos dias já se verifica melhora no quadro clínico do paciente. Todavia, a pneumonia deve ser levada muito a sério, sendo que em alguns casos mais graves a internação hospitalar se faz necessária, principalmente ao grupo de risco, como idosos e bebês.

Hábitos, principalmente de higiene, devem ser observados para se evitar a pneumonia. Um deles é lavar frequentemente as mãos sempre que usar o banheiro, assoar o nariz, usar o transporte público, ou mesmo quando vier da rua, como se está fazendo nesses tempos de coronavírus.

Evitar o tabagismo também deve ser prioridade na prevenção à pneumonia. Por natureza, o tabagismo já se constitui inimigo dos pulmões e vias respiratórias.

Além disso, outras medidas para se proteger e evitar o acometimento pela pneumonia é manter um ambiente limpo, higienizado e principalmente sem umidade. 

A umidade alta é prejudicial à saúde? 

Sim, muito, principalmente a sua decorrência que é a proliferação microrganismos como fungos, responsáveis pelo surgimento de bolor e mofo.

A melhor forma de se manter a umidade nos níveis ideais, ou seja entre 50% e 60% conforme recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – é o emprego de desumidificadores. O Desidrat além de manter os níveis desejáveis de umidade, através de seu sistema de filtros, retira do ar impurezas dispersas. No que se refere aos microrganismos, o Desidrat já realiza uma operação preventiva, inibindo a proliferação ácaros e fungos, que são agentes altamente alérgenos e que podem agravar um quadro de pneumonia.

Produzido dentro do mais alto padrão tecnológico, o Desidrat da Thermomatic é sinônimo de qualidade e devolve ao ambiente um ar muito mais saudável.

Saiba mais sobre pneumonia, acesse: https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/pneumonia-tipos-sintomas-diagnostico-e-como-prevenir.html

 

Website: http://www.thermomatic.com.br

Web Site: