Como uma contabilidade consultiva pode ajudar empresas na retomada pós-crise?

São Paulo, SP 22/4/2020 –

De acordo com a StartSe, um mês após a crise, 75% de toda capacidade produtiva da China foi retomada. Como as contabilidades podem atuar para ajudar os empresários brasileiros pós-crise? Pensando no cenário delicado, a Previsa – Assessoria Contábil e Empresarial, traz alguns insights

O mundo foi pego de surpresa e enfrenta uma crise sem precedentes. Diante da pandemia causada pelo novo Coronavírus, o impacto negativo será sentido por todos, principalmente quando se pensa na economia.

E os dados já demonstram o que é esperado: segundo projeções realizadas pela MB Associados, a atividade econômica deve recuar 0,3% nos primeiros três meses deste ano, quando comparado ao último trimestre de 2019. Porém, a estabilidade deve demorar a chegar: para os meses de abril, maio e junho, a recessão pode ser de até 6,5%, sendo a pior desde 2008.

O que esperar?

A crise já afeta muitos brasileiros e isso é inegável. Segundo dados disponibilizados pela FBS Pesquisa para o Banco BTG Pactual, 11% dos residentes do país perdeu o emprego. E o reflexo é sentido nas famílias – 69% cortou gastos e 56% vai precisar atrasar o pagamento de algumas dívidas.

Embora o cenário como um todo seja preocupante, outros países que já passaram por isso mostram que é importante se preparar para o pós-crise. “Estamos falando de uma oportunidade de mudar tudo. É claro que precisamos cuidar do agora, mas também precisamos traçar estratégias para voltar com tudo quando isso passar”, diz Thiago Vitor de F. Silva, CEO da Previsa – Assessoria Contábil e Empresarial.

E, como exemplo, Thiago traz à tona a organização da China. Segundo a StartSe, 75% de toda a capacidade produtiva do país foi retomada assim que as empresas voltaram a operar. “Eles se recuperaram muito bem e criaram o que chamam de ‘Curva V’, pois é assim que fica um gráfico após uma grande queda e, sequencialmente, uma grande retomada”, complementa.

O que os brasileiros podem fazer, então, para se preparar desde já para retornar a rotina normal com força total nos negócios? Para Thiago, é fundamental contar com uma equipe especializada e organizar toda a parte contábil.

Organizando as finanças

A parte de contabilidade pode intimidar muitos empreendedores. E, é fato que não existe espaço para erros em momentos tão delicados. Por isso, ter apoio de uma contabilidade consultiva é fundamental, independentemente do mercado em que uma corporação atua.

“Nós trabalhamos para oferecer tranquilidade e segurança. Dessa forma, gestores podem agir em outras frentes e dedicar atenção ao que realmente demanda, sem interrupções”, aponta o CEO.

Com times de atendimento multidisciplinares, a Previsa possui colaboradores prontos para solucionar problemas específicos de empresas em estágios diferentes, para auxiliar na gestão dos negócios.

Anos de tradição

A Previsa surgiu em 1978  e acompanhou diversas mudanças ao longo de quatro décadas de mercado contábil e de gestão de empresas. Possui cerca de 120 colaboradores e tem mais de 500 clientes; por isso mesmo, acumula grande expertise e possui foco inovador.

Referência em contabilidade para Telecom, Bares e Restaurantes, Tecnologia da Informação, Corretoras de Seguro, Varejo, Clínicas Médicas, entre outras, a Previsa possui certificado de qualidade fornecido pela Rede Nacional de Contabilidade, RNC.

Para mais conteúdos, acesse: www.previsa.com.br/blog/

Para solicitação de consultoria: www.previsa.com.br

Telefone: + 31 3244-3100 / WhatsApp: + 31 9 9954 0537

Website: http://www.previsa.com.br