Como utilizar mapas para encontrar ciclovias

Curitiba/PR 7/7/2020 –
O transporte alternativo é um benefício para a sociedade, reduz o fluxo de trânsito nos grandes centros, além de ser sustentável e ecologicamente correta.

A utilização de bicicletas como meio de transporte está em alta. Inúmeros são os benefícios deste tipo de locomoção, por este motivo cidades estão se preocupando cada vez mais com a mobilidade urbana, investindo em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas para melhorar o trânsito. Por este motivo, este conteúdo traz informações sobre como utilizar mapas para encontrar facilmente uma forma segura de transitar sobre duas rodas.

Quando o assunto é mobilidade alternativa em duas rodas, muitas dúvidas podem surgir, sobre onde circular, regulamentação, segurança entre outras. Desta forma, este conteúdo traz dicas importantes sobre como encontrar as melhores rotas pelo Brasil.

Hoje em dia, com a tecnologia acessível em smartphones, é possível acessar APPs como o Google Maps por exemplo, selecionar o tipo de transporte e o próprio mapa orienta o melhor trajeto. No caso dos ciclistas, ao clicar na opção “bicicleta” o aplicativo traça rotas buscando ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Além do Google, existem outros mapeamentos de rotas exclusivas para ciclistas, no site do Instituto DBike por exemplo, está disponível um mapeamento cicloviário, que reuniu informações da administração pública e de organizações não governamentais de várias cidades. Ou ainda, acessando a plataforma Ciclomapa, é possível encontrar um mapeamento colaborativo que surgiu dos esforços entre a União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). Estes mapeamentos além de incluir o mapa cicloviário por região, identifica o tipo de via no trajeto.

Com o aumento do número de ciclistas e as novas possibilidades de mobilidade urbana, as cidades precisaram se adaptar, novos termos surgiram para encaixar essa malha cicloviária no mapa. Por isso, o que antes era conhecido apenas como ciclovias, ganharam novas nomenclaturas, que precisam ser entendidas pelos usuários.

Ao pesquisá-las, é possível observar as diferenças e circular com mais segurança e atenção entre elas.

Ciclovias são espaços exclusivos para circulação de bicicletas. Totalmente separada de outros tipos de veículos, essas rotas possui sentido unidirecional ou bidirecional. Já as Ciclofaixas são espaços delimitados na própria via de motocicletas e automóveis, destinados aos ciclistas, podem seguir o sentido da via ou não. Assim como as ciclovias elas podem ser uni ou bidirecionais. E por fim as ciclorrotas, que são vias compartilhadas entre ciclistas, pedestres e outros veículos. São sinalizadas e interligam ciclovias e ciclofaixas.

Além de conhecer a regulamentação, é importante seguir o código nacional de trânsito, para circular em vias urbanas ou rurais onde não houver ciclovias e outras mencionadas neste blog “nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores”.

O transporte alternativo é um benefício para a sociedade, reduz o fluxo de trânsito nos grandes centros, além de ser sustentável e ecologicamente correta. Talvez seja esse o motivo pelo qual as bicicletas e E-Bikes estão ganhando adeptos pelo mundo.

Equipe de Redação Two Dogs

Website: http://www.twodogs.com.br

Web Site: