Comunicação Interna: é uma estratégia ou apenas uma despesa para as empresas?

São Paulo – SP 16/7/2013 – “Quando alguma ação de comunicação é feita e não se pode medir, provavelmente é porque ela não deveria ser feita”.

Praticamente todos os executivos de empresas afirmam que em suas corporações a Comunicação Interna é uma área estratégica. A principal prova apresentada é o demonstrativo de recursos financeiros destinados para custear essa finalidade.
Boa parte do orçamento serve para o desenvolvimento de campanhas internas de prevenção de acidentes, aumento da produtividade, melhoria do clima interno, ações de voluntariado, veículos de comunicação como o jornal, os murais, a intranet e muito mais.
No entanto, ainda é comum encontrar empresas que ao primeiro sinal de crise econômica desfazem sua estrutura de Comunicação Interna e desaparecem com os recursos financeiros antes destinados a ela. Um sinal inequívoco de que o discurso prega sua importância estratégica, mas a prática contradiz a promessa.
Um dos principais motivos para que isso ainda continue acontecendo é a falta de mensuração dos resultados proporcionados pela área. Boa parte do que se faz não é acompanhado e, portanto, não pode ser defendido com os mesmos argumentos utilizados pelas demais áreas da empresa: quanto essa ação contribui para os resultados positivos da organização? Quanto ela é significativa para os lucros do acionista?
Quando essas perguntas ficam sem respostas concretas, a tendência é colocar a comunicação com funcionários dentro de uma vala comum do orçamento geral destinada ao custeio das despesas dedutíveis do imposto de renda devido. Quando o lucro cai, automaticamente o IR fica menor e reduz a necessidade de deduções legais.
John Wanamaker, fundador da loja de departamentos norte-americana Wanamaker, em 1876 disse: “estou certo de que metade do dinheiro que eu gasto com comunicação é desperdiçada, o problema é que eu não sei qual metade”. A vantagem de mensurar adequadamente é responder onde deve ser investida a verba, para que os resultados da empresa sejam cada vez mais positivos.
O treinamento “Mensuração de Resultados em Comunicação Interna” oferece alternativas de avaliação qualitativa e quantitativa para todas as ações desenvolvidas junto a funcionários, desde veículos, até eventos e endomarketing.
A partir da análise de casos reais, serão abordadas em formato de workshop as técnicas de mensuração qualitativa, posteriormente traduzidas para o que mais interessa aos executivos de empresas: o ROI – Return on Investiment ou Retorno sobre o Investimento.
Por meio de exercícios práticos e atividades em grupos, o treinamento promete construir metodologias de mensuração para resultados tangíveis e intangíveis e seus respectivos impactos no balanço financeiro da organização.

Esse treinamento, oferecido pelo IIR Training, será realizado no Centro de Treinamento do IOB à Avenida Paulista, 949 – 7º andar, em São Paulo/SP, e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site: www.informagroup.com.br. Os participantes receberão uma apostila completa, certificado de participação, coffee breaks, almoços e terão direito ao sorteio de um exemplar do livro “Marketing Motivacional” de autoria do instrutor.

Renato Avanzi é jornalista, comunicador empresarial, escritor e professor da pós-graduação da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Website: http://www.informagroup.com.br/site/hotsite_iir.asp?IdEvento=93