Comunidade libanesa na Amazônia é tema de pesquisa e exposição no Líbano

Amazônia 19/2/2013 –

Idealizadora de um pesquisa relacionada aos libaneses na Amazônia, a jornalista Lú Braga, após três anos de muito trabalho e desafios, prepara-se para o lançamento de uma exposição na capital do Líbano, Beirute. Foram documentados a realidade da comunidade libanesa e as questões religiosas trazidas do Líbano e outras adquiridas no Brasil.

A jornalista relata que a experiência foi desafiadora e importante. A receptividade dos libaneses foi algo notável e algumas particularidades foram essenciais para o resultado do trabalho.
É o caso do senhor Youssef Hihazi, morador de Porto Velho, capital de Rondônia, chegou ao Brasil sem falar uma palavra em português, quase sem dinheiro, mas carregava na bagagem o sonho de conquistar a independência financeira e construir família. Hoje é proprietário do restaurante mais antigo e famoso do estado de Rondônia.

O trabalho está ganhando repercussão internacional e deverá também ser apresentado na Europa ainda em 2013. As pessoas poderão conhecer um pouco da cultura libanesa e também a importante contribuição que eles deram para Amazônia.
Pesquisa
A pesquisa foi iniciada em 2009, quando a jornalista, tataraneta de libanesa, iniciou um trabalho voluntário com libaneses da terceira idade, no Líbano. Ela ensina os idosos a usarem as redes sociais e se comunicarem com o mundo por meio das novas tecnologias.
A jornalista é paulista e atualmente trabalha na Amazônia. Conhecida pelos seus diversos trabalhos sociais pelo mundo, já passou pela África, Ásia, Europa e América Latina.

Web Site: