Condomínios Logísticos: conheça por dentro as características deste tipo de empreendimento

Cajamar, São Paulo 10/3/2020 – “São Paulo é o estado que apresenta a maior concentração deste tipo de imóvel, com 9 milhões de m² de área”, afirma Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil

A plataforma SiiLA Brasil mapeia mais de 50 milhões de m² de imóveis industriais. Para os condomínios logísticos, as estatísticas mais recentes da plataforma indicam que em todo o Brasil existem 16 milhões de m² construídos, de empreendimentos A+, A e B, indicando um salto de mais de 250% quando comparado a quantidade de m² construídos em 2010.

Esta evolução é resultado da demanda de grandes empresas nacionais e multinacionais que buscam espaços logísticos de qualidade para otimizar suas operações por todo o país. “O Estado de São Paulo é o que apresenta a maior concentração deste tipo de imóvel, com 9 milhões de m² de área, já que as grandes empresas buscam espaços de armazenagem e logística perto do maior centro consumidor do país”, comenta CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro.

“Porém, além de São Paulo, outros 15 Estados já possuem ao menos 1 condomínio logístico, e embora com menor quantidade de m², todas as regiões brasileiras vêm recebendo este tipo de imóvel, uma estratégia dos investidores e incorporadores em atender às necessidades logísticas de empresas com atuação por todo o Brasil”, conclui o executivo.

Classificação dos imóveis
Os condomínios logísticos são classificados como A+, A, B e C de acordo com algumas características técnicas e construtivas. Empreendimentos de Classes A+ e A são considerados de alto padrão, já que atendem com mais eficiência operações logísticas de empresas com atuação em diversos setores.

“Hoje, no Brasil existem 74 condomínios logísticos que são de Classe A+, pois seus projetos oferecem eficiência e conforto às operações logísticas da empresa ocupante”, comenta Nicastro.

A equipe SiiLA Brasil foi ao novo empreendimento de Classe A+ de São Paulo, DCC – Distribution Center Cajamar, para mostrar em detalhes as características de um empreendimento de alto padrão. Assista ao vídeo: https://youtu.be/oKCbBOly8V4. E para explicar as diferenças técnicas, trazemos abaixo alguns itens considerados para a classificação de condomínios logísticos.

Pé-Direito
Empreendimentos de alto padrão devem oferecer um vão livre de no mínimo 10 metros (Classe A) ou 12 metros ( Classe A+) para seus inquilinos. A maior distância entre o chão e o teto de um empreendimento representa maior espaço de armazenagem e eficiência.

Carga de Piso
Empreendimentos de alto padrão devem suportar no mínimo 5 toneladas por m² (Classe A) e 6 toneladas por m² (Classe A+). A carga do piso representa a quantidade de toneladas que as empresas ocupantes podem movimentar dentro de um condomínio logístico sem ocasionar danos ao piso do empreendimento.

Sprinklers
O sistema anti-incêndio é requisito para condomínios logísticos conquistarem as classificações A+ ou A. Esta é uma medida de segurança importante para operações logísticas e ocupações de imóveis no geral.

Docas
A quantidade de docas também impacta diretamente na agilidade de uma operação logística. Portanto, para um empreendimento ser classificado como A, deve oferecer 1 doca para cada 1000 m² e, empreendimentos Classe A+ devem oferecer 1 doca para cada 500m². Para ser considerado um A+, o empreendimento deve ainda oferecer docas niveladas automáticas.

Piso nivelado a laser
Esta é uma característica que deve ser oferecida nos empreendimentos de Classes A+, A e B. O nivelamento do piso a laser é uma técnica construtiva que garante uma uniformidade no piso, sem ondulação ou desníveis, o que permite uma boa locomoção de máquinas e outros aparelhos dentro de condomínio logístico.

Isolamento térmico e acústico
Empreendimentos de alto padrão (Classes A+ e A) devem oferecer isolamento térmico, que dificulta a entrada de calor, e acústico, que reduz os ruídos emitidos no local, auxiliando no bem-estar dos colaboradores e operadores logísticos.

Área de eficiência
A área de eficiência, ou seja, a área destinada à operação logística, deve ser de no mínimo 70% da área total locável, para empreendimentos de Classe A, e de ao menos 85% da área total locável para empreendimentos A+. Isso significa que uma maior porcentagem da área locada poderá ser aproveitada para a operação logística, excluindo mezanino, escritórios e outros.

Luz Natural
Outra característica para empreendimentos de alto padrão (Classes A+ e A) é a iluminação natural dentro do condomínio logístico. Esta característica auxilia na economia de energia, além do bem-estar do colaborador e operador logístico.

Certificação de sustentabilidade
Para empreendimentos de Classe A+, a SiiLA Brasil exige que o empreendimento conquiste um certificado de sustentabilidade, que pode ser emitido por diversos órgãos e empresas do setor. Isso garante que a construção segue e aplica práticas sustentáveis em seu projeto.

Website: http://siila.com.br