Condutores fase, neutro e terra: um dos maiores fabricantes de fios e cabos elétricos explica as diferenças entre esses componentes

São Paulo, SP 26/3/2020 –

Os fios e cabos elétricos são componentes muito importantes em uma instalação elétrica, pois possuem a função de levar a energia desde o padrão de entrada até os pontos de utilização, como as tomadas e as lâmpadas.

A IFC/COBRECOM que é uma das maiores e mais importantes empresas fabricantes de condutores elétricos de baixa tensão explica quais são as principais diferenças entre esses componentes.

O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM ressalta que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

Vale lembrar que a Norma Brasileira de Instalações de Baixa Tensão, a ABNT NBR 5410 (publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que os fios e cabos elétricos sejam identificados por cores específicas ou que sejam claramente identificados por outros meios, como anilhas, etiquetas, entre outros.

Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.

Condutor de Fase: é o condutor que está em um potencial diferente de zero volt, como 127 ou 220 volts em relação ao neutro. Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.

“Para esse condutor a escolha de cores é livre desde que não sejam usadas aquelas que são especificadas para os condutores neutro e terra”, alerta Moreno.

Condutor de proteção: é o componente da instalação elétrica popularmente conhecido como Fio Terra. Ele deve estar ligado ao eletrodo de aterramento, barramentos de aterramento e deve fazer parte de todos os circuitos elétricos.

As cores verde ou verde com listras amarelas são exclusivas para a identificação do condutor de proteção (fio terra).

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 – 0800-7023163

Website: http://www.cobrecom.com.br

Web Site: