Congresso de Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico (LASE) completa 10 anos e reúne a elite do setor

São Paulo – SP 14/11/2019 – “Atingimos nosso objetivo ao congregar mais de 400 profissionais que são considerados as principais vozes do licenciamento e gestão socioambiental do Brasil”

São Paulo, novembro de 2019 – Licenciar e gerenciar um empreendimento no Brasil é uma tarefa complexa, de alto valor e que envolve diversas organizações públicas e privadas. São consultorias, escritórios de advocacia, secretarias de Estado, órgãos ambientais e muitos outros. Com o objetivo de construir um diálogo qualificado entre todos os envolvidos neste processo foi criado o Congresso de Licenciamento e Gestão Socioambiental para o Setor Elétrico, o LASE.

O evento acontece anualmente em São Paulo e na edição de 2019, ocorrida agora em outubro, completou seu aniversário de 10 anos e reuniu a elite deste mercado no Instituto Tomie Ohtake, que foi estruturado para receber para palestras, apresentações, talk show e exposição de produtos e serviços. O LASE 2019 contou com representantes das principais referências do mercado, por exemplo: Ministério de Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia, IBAMA, ICMBIO, IPHAN, IMA/SC, FEPAM, Secretarias Estaduais (Ceará, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro), além de Patrícia Iglecias, presidente da Cetesb, representando João Dória, governador de São Paulo. Destacamos ainda o patrocínio platina da Concremat Ambiental e a intensa participação das associações setoriais, entre elas a Abeeólica, Absolar, Abrapch e Única.

“Atingimos nosso objetivo ao congregar mais de 400 profissionais que são considerados as principais vozes do licenciamento e gestão socioambiental e temos a convicção que o LASE está contribuindo para a construção de uma relação transparente, madura e profícua entre órgãos públicos e privados que resultará num mercado mais desenvolvido e que auxiliará o crescimento sustentável do Brasil”, afirma Rodrigo Sucesso, CEO da VIEX, promotora do LASE.

No total, o evento contou com 31 patrocinadores, 29 apoiadores, 30 sessões de conteúdo e 80 palestrantes com destaques para Wilson Ferreira Júnior (CEO da Eletrobras), Roberto Parucker (diretor-presidente da Eletronorte), Orlando San Martin (assessor sênior de Sustentabilidade da Statkraft Noruega), Rose Miriam Hofmann (secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental, do Governo Federal), Germano Luiz Gomes Vieira (secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e presidente da Abema), Roberto Pontes Stanchi (coordenador nacional de Licenciamento Ambiental – CNL/IPHAN).

A força e representatividade do LASE 2019 no setor ficou ainda mais evidente ao ser escolhido para sediar a primeira reunião regional entre os estados das regiões Sul e Sudeste da ABEMA que tratou, entre outros assuntos, dos procedimentos de anuência da Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) no bioma Mata Atlântica, além da elaboração da Carta dos Estados que será apresentada na Conferência Brasileira de Mudança do Clima.

Além de aprofundar as discussões mais pertinentes do setor, o LASE alinhado com as demandas ambientais compensou 60 toneladas de CO2 durante seus três dias. Uma característica peculiar do evento é a realização ao fim de cada dia de happy hours com muita música e diversão. Na versão comemorativa de 10 anos estes encontros foram ainda mais animados com brindes de aniversário e do lançamento da Maron Ambiental, consultoria boutique focada em soluções de licenciamento e gestão de processos ambientais. O ambiente criado pelo LASE 2019 também fomentou negócios entre os expositores e no total mais de 45% deles realizaram reuniões one-on-one.

Mais informação à imprensa: Liz Kazi – (11) 3791-4731 / [email protected]

Website: https://www.viex-americas.com/eventos/lase/