Consciência ambiental estimula novos hábitos de consumo no país

Caxias do Sul, RS 12/5/2020 – O Grupo Brinox busca aperfeiçoar seus produtos e processos, e com isso minimizar os impactos ambientais gerados por suas operações, afirma presidente do Grupo.

Na contramão do consumismo desenfreado, a consciência ambiental expõe a importância de fazer escolhas inteligentes. Empresas consolidadas, como o Grupo Brinox, também estão de olho no futuro e preocupadas com a sustentabilidade.

Com o passar dos anos, as discussões sobre consumo consciente ganham mais força. Especificamente na esfera do consumo, a abordagem do assunto tem colocado em xeque antigos hábitos e promovido mudanças no mercado.

Ainda que tímidas, essas transformações podem ser percebidas tanto na postura de empresas quanto na de consumidores. Um indicativo é o aumento na demanda e na oferta de soluções sustentáveis, como embalagens reutilizáveis e lixeiras seletivas, por exemplo.

Na contramão do consumismo desenfreado, a consciência ambiental expõe a importância de fazer escolhas inteligentes. A ideia, portanto, não é abolir o ato de comprar, como muitos podem pensar, mas lançar um novo olhar sobre o processo de compra como um todo.

O caminho, no entanto, ainda é longo, como aponta um estudo feito pelo Instituto Akatu, em 2018. De acordo com a pesquisa, 76% da população brasileira não consomem conscientemente. Melhor dizendo, não refletem sobre os impactos da compra no meio ambiente.

Afinal, o que é o consumo consciente?

Ter consciência ambiental ao tomar decisões de compra engloba uma série de fatores. Desde o processo criativo e produtivo das empresas até o uso e o descarte correto pelo consumidor final. No entanto, tomar atitudes responsáveis e sustentáveis não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para os praticantes do consumo consciente, as reflexões devem começar dentro de casa. Tanto em relação à necessidade real de adquirir um novo produto quanto ao fim que será dado ao item após o uso.

No âmbito da separação e redução do lixo doméstico, campanhas frequentes buscam conscientizar a população sobre o tema. Uma referência é o município de Itiquira, no Mato Grosso, que aposta na educação ambiental para disseminar a importância da coleta seletiva.

A cidade, com pouco mais de 12 mil habitantes, investe em cartilhas ilustrativas, redes sociais e outros meios de comunicação para divulgar informações referentes ao modo correto de descartar resíduos domésticos e, assim, minimizar danos sociais e ambientais.

Empresas e sustentabilidade: grandes aliados

Ao passo que a sustentabilidade aponta uma nova direção para o mercado, empresas surgem com opções para atender à fatia de consumidores conscientes. Os hábitos de compra estão se modificando e é preciso acompanhá-los.

De acordo com dados divulgados pelo Grupo Folha, o Brasil ultrapassa a média mundial quando o assunto é comprar de marcas com consciência ambiental. Na pesquisa, 6,3% dos consumidores mostraram-se dispostos a pagar mais por itens sem embalagens plásticas.

A consciência ambiental estende-se, obviamente, ao território online. Além da facilidade de acesso às informações, a internet oferece um leque de e-commerces que se preocupam com a causa, unindo comodidade e custo-benefício.

Existem, atualmente, diversos sites seguros realmente comprometidos com o consumo responsável. Autoridade no mercado, o Grupo Brinox é um dos que marca presença na esfera online com os produtos das marcas Brinox, Coza, Haus e Ceramic Life.

De olho no futuro sustentável

Engana-se quem pensa que consumo responsável e inteligente é uma exclusividade de novas marcas. Empresas consolidadas, como o Grupo Brinox, também estão de olho no futuro e preocupadas com a sustentabilidade.

Em atividade há 32 anos, a Brinox vendeu mais de 500 lixeiras nos últimos três meses, incluindo as lixeiras seletivas. Consciência ambiental, sem dúvida, é pauta no processo de fabricação da empresa, que se preocupa cada vez mais com o estilo de vida sustentável dos clientes:

“O Grupo Brinox busca sempre melhorar e aperfeiçoar seus produtos e processos, e com isso minimizar os impactos ambientais gerados por suas operações ao longo da cadeia de valor. Em 2019, por exemplo, foram investidos mais de R$ 530 mil em proteção ambiental!”, afirma Christian Emílio Hartenstein, presidente do grupo.

Para muitos, as lixeiras seletivas representam o primeiro passo na jornada do consumo consciente, mas não é o único. A sustentabilidade está presente em inúmeros segmentos para os consumidores que desejam descartar os antigos hábitos e promover as grandes transformações.

Website: https://www.brinoxshop.com.br/