Consolidando liderança nacional, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos atinge a marca de 75 mil geradores vendidos

Maringá – PR 20/5/2020 – Vamos nos fortalecer para combater a pandemia e assim, quando a escuridão passar, mostraremos que trilhar os caminhos mais iluminados depende de cada um de nós

De acordo com dados da ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil atingiu a marca histórica de 2 gigawatts (GW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração. A fonte já representa 99,8% das instalações de geração distribuída do País, num total de 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede e mais de R$ 10 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões nacionais. Estes números foram obtidos graças as mais de 12 mil empresas de instalação, gerando mais de 60 mil empregos no setor.

Neste sentido, a ALDO SOLAR, uma das principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar do país e empresa que mais cresce no segmento de energia solar, acompanha a expansão do setor com a distribuição de mais de 75 mil geradores entregues para revendas e instaladores de todo o país.

A empresa também é a distribuidora brasileira com a maior disponibilidade de equipamentos com 10 mil modelos de geradores de energia solar a pronta entrega.

De acordo com Aldo Pereira Teixeira, presidente e fundador da ALDO SOLAR “apesar da crise imposta pela pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o setor de energia solar fotovoltaica precisa continuar sua trajetória de crescimento e estamos preparados para assumir a liderança deste segmento. Mesmo com a crise, atingimos a marca de mais de 75 mil geradores vendidos no país. Vamos nos fortalecer para combater a pandemia e assim, quando a escuridão passar, poderemos mostrar que trilhar os caminhos mais iluminados depende de cada um de nós e que a nossa realidade pode ser bem melhor”, explica.

Luz do sol para áreas remotas

A ALDO Solar também aposta forte em iniciativas para atender as necessidades de sistemas fotovoltaicos OFF-GRID. Esses sistemas isolados não estão conectados à rede elétrica e são utilizados armazenando a energia solar por meio das baterias.

WWF: energias alternativas e educação ambiental em Lábrea/AM

A WWF Brasil (World Wide Fund for Nature), uma Organização não governamental que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, entende que apostar em fontes limpas, mesmo no contexto de sistemas isolados e remotos, será o melhor caminho, tanto para quem precisa da energia para viver, desenvolver-se, gerar renda, educação e mais saúde.

Um dos projetos apoiados pela ONG em Vila Limeira, no município de Lábrea/AM, irá transformar a vida de diversas famílias que antes só conheciam a geração de energia por meio de geradores a combustível.

A instalação de um sistema de energia solar ocorrerá no segundo semestre deste ano e trará diversos benefícios à comunidade: economia nos gastos com energia, melhoria qualidade de vida, entre outros. A WWF realizará a sensibilização para os benefícios, a correta utilização de recursos e o potencial social e econômico da adoção de energias alternativas para as famílias, além de um projeto de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.

O sistema foi idealizado com a aquisição de equipamentos comercializados pela ALDO Solar, com projeto e implementação da ION Energia e irá abastecer 20 unidades consumidoras como escola, residências, alojamento, refeitório e Casa Pastoral, centro comunitário e a Apavil – Associação Extrativista de Vila Limeira, entre outros.

Ilha do Cardoso, um paraíso ecológico e sustentável

O Parque Estadual Ilha do Cardoso, um santuário de Mata Atlântica localizado no município de Cananéia na divisa com Paraná com 13.500 hectares de área de preservação, não contava com abastecimento de energia elétrica das concessionárias.

Por meio de uma licitação da Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, foi instalada uma usina para geração de eletricidade por meio da energia solar fotovoltaica.

A Construtora UBIRATAN contou com a expertise da ION Energia e da ALDO SOLAR e instalou uma usina totalmente OFF-GRID e independente da rede elétrica, em substituição ao gerador a diesel que causava perturbação ao habitat natural, além de ruído e fumaça.

O novo sistema é composto por painéis fotovoltaicos que captam a energia solar e a armazenam em baterias de lítio, fornecendo assim energia elétrica aos diversos recursos da Ilha, como a recepção/píer, o centro de convivência, o edifício Integrado, o alojamento Mangue-Seco, o Refúgio Cambui (com 12 unidades) e as casas de apoio (6 unidades).

Energia nas terras dos Avá-Canoeiros

Para acompanhar a saúde da aldeia indígena da etnia Avá-Canoeiro, localizada nas imediações do município de Minaçu-GO, foi construída uma UBS (Unidade Básica de Saúde) equipada com uma usina solar,  viabilizada pela TAESA – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. por compensação ambiental e fiscalizada pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

Os Avá-Canoeiros, que pertencem a um ramo da família linguística Tupi-Guarani, sofreram sucessivos massacres a partir da entrada dos primeiros colonizadores do Brasil Central dizimando a maior parte dessa população.

Hoje, os 10 indígenas remanescentes são atendidos pela UBS e o abastecimento de energia foi viabilizado por meio de um sistema OFF-GRID, comercializado pela ALDO Solar e com projeto e implementação da empresa de engenharia elétrica Fonte Solar, de Brasília – DF. O sistema OFF-GRID de 7.035kwp foi instalado com Car Port, que funciona como um estacionamento seguro para a pick-up da FUNAI, e o telhado foi substituído por painéis solares da BYD.

De acordo com Natália Maestá, CEO da Fonte Solar, “todo o projeto foi um grande desafio. Não só para levar os equipamentos para uma área remota, mas também para convencer a tribo toda de que aquele equipamento traria benefícios concretos à aldeia”, conta. “Foi extremamente gratificante trabalharmos neste projeto, levando energia limpa e sustentável, além de contribuir para a saúde e perpetuação de um povo tão guerreiro”.

Em fase final de negociação junto a FUNAI, a Fonte Solar será responsável pela instalação de um novo sistema para levar a energia solar para as casas da aldeia dos Avá-Canoeiros, assim que a pandemia da Covid-19 passar.

Website: http://www.aldo.com.br