Consórcio chinês deve ser confirmado nesta sexta-feira (13) como vencedor da licitação para construção da ponte Salvador-Itaparica

São Paulo 12/12/2019 – Ponte entre Salvador e Itaparica terá 12,3 quilômetros e está orçada em R$ 5,3 bilhões

O consórcio formado pelos grupos chineses CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway 20 Bureau Group) deve ser confirmado, nesta sexta-feira (13), como vencedor da licitação do governo baiano para a construção da Ponte Salvador Itaparica, orçada em R$ 5,3 bilhões. Assessorado pelo Felsberg Advogados, o grupo foi o único a apresentar proposta para o projeto na segunda-feira (9).

Rodrigo Bertoccelli, sócio do Felsberg Advogados, que lidera a equipe que assessora a CCCC, acredita que vai dar tudo certo no sentido formal, jurídico. “É um processo licitatório complexo, dividido em duas etapas”, lembra. “A primeira foi a entrega da garantia de proposta, que ocorreu dia 9. Ou seja, para ser avaliada a proposta econômica é oferecido um valor para garantir essa proposta, o que é chamado de BID Bond. Neste momento você sabe quais os licitantes que participarão do leilão”.

A segunda etapa é a abertura da carta proposta. Bertoccelli acredita que a Comissão deverá homologar a licitação no mesmo dia. “Pela primeira vez vemos dois grupos chineses se juntando para participarem de projeto dessa importância”, lembra o advogado.

A obra do governo baiano é uma Parceria Público Privada (PPP) de 35 anos, com a meta de construir uma ponte de 12,3 quilômetros entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Será a segunda maior ponte brasileira, perdendo apenas para a Rio-Niterói, que tem 13,3km.

Os dois grupos que integram o consórcio são gigantes de infraestrutura na China. A CCCC, assessorada pelo Felsberg, está no Brasil desde 2016, quando comprou o controle da construtora Concremat. Já a CR20 é uma subsidiária do grupo China Railway Construction Corporation (CRCC), que disputou a licitação para a aquisição da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, vencida pela espanhola Acciona.

Website: http://www.felsberg.com.br

Web Site: