Consulta pré-concepcional com ginecologista é fundamental para uma gestação segura

Jundiaí-SP 24/4/2020 – É necessário ter cuidados com a saúde e realizar uma avaliação com ginecologista, para que algumas doenças possam ser detectadas antes mesmo da gestação

A mortalidade materna apresenta números altos. De acordo com a OMS, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. Estima-se que, em 2015, cerca de 303 mil mulheres morreram durante e após a gravidez e o parto.

A grande maioria das mortes poderia ter sido evitada, pois as soluções em saúde para prevenir complicações são bem conhecidas. Todas as mulheres precisam ter acesso a cuidados pré-natais durante a gestação, cuidados capacitados durante o parto e apoio nas semanas após o parto.

Entretanto, os cuidados com a mulher devem se iniciar antes mesmo da concepção, afirma Dra. Patricia Peres, ginecologista e obstetra de Jundiaí-SP. Segundo ela, o sonho da maternidade envolve planejamento.

“A partir da decisão de iniciar as tentativas para engravidar, é necessário ter cuidados com a saúde e realizar uma avaliação com ginecologista, para que algumas doenças possam ser detectadas antes mesmo da gestação”, alerta.

A importância da avaliação médica antes de engravidar

A ginecologista afirma que realizar uma avaliação médica antes de engravidar é uma medida que pode refletir sobre as causas de mortalidade materna.

O Ministério da Saúde define como morte materna a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração da gravidez.

É na consulta pré-concepcional que a paciente será avaliada sobre os possíveis riscos ou condições que possam afetar a gravidez ou o bebê, podendo ser corrigidos. “É o momento para cuidar da alimentação e dos hábitos de vida, verificar as vacinas e iniciar as vitaminas, principalmente o ácido fólico”, afirma Dra Patricia Peres.

O médico ginecologista-obstetra, através de anamnese, história pessoal e familiar da paciente, faz uma avaliação clínica, física e emocional, além de solicitar exames laboratoriais. Com essas medidas, as principais doenças que complicam a gestação, como hipertensão, diabetes melitus, anemias, infecções e transtornos da tireoide, podem ser diagnosticadas precocemente.

 “Isso permite o tratamento e consequentemente, maior controle antes, durante e depois da gravidez”, explica. Dessa forma, há a possibilidade de impactar diretamente nas taxas de mortalidade materna, reduzindo as consequências mais graves.

Dra Patricia lembra que muitas comorbidades são silenciosas, como a hipertensão arterial crônica. “É possível identificar essa condição antes de engravidar, ao aferir os níveis de pressão arterial durante exame clínico ou ao realizar exames específicos”, conta.

Assim, o médico pode indicar as medidas de tratamento e controle, seja com mudanças do estilo de vida, alimentação, atividade física, diminuição do estresse, assim como um tratamento com medicação.

“Essa preparação é fundamental para iniciar o pré-natal, diminuindo as chances de complicações como a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, uma das principais causas de mortes maternas e neonatais”, declara.

Consultas de rotina e preparação antes de engravidar

Outro ponto importante salientado pela médica ginecologista é que a consulta antes de engravidar é uma oportunidade de conhecer melhor o médico que vai acompanhar durante todo o processo, de estabelecer um bom vínculo médico-paciente com confiança.

As futuras mamães sentem-se mais seguras e preparadas para encarar esse momento transformador e cheio de dúvidas. “Tudo deve ser pensado de forma a atingir um principal objetivo: gerar uma nova vida com saúde e tranquilidade”, complementa a médica.

Dra. Patrícia Peres

Médica ginecologista e obstetra que atende em Jundiaí-SP. Formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/SOGESP) e em Reprodução Humana Assistida pelo Instituto Sapientiae e Faculdade de Medicina de Jundiaí.

 

 

 

Website: https://patriciaperes.com.br

Web Site: