Contabilidade na Black Friday? Especialistas explicam como preparar uma empresa para o evento

São Paulo 27/11/2019 –

Consultores de contabilidade ensinam como usar as ferramentas contábeis para ter uma melhor Black Friday em 2019

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para os lojistas. Eles pensam em tudo: marketing, promoções, segurança e até na velocidade do site e na qualidade da logística para entregar os produtos para os clientes.

Só não pensam na… contabilidade. Pois é! Justamente ela, que deu origem ao evento de vendas. Originalmente, a Black Friday foi criada e recebeu esse nome para ser um evento que tirasse as lojas do vermelho durante o ano.

Nos EUA, antigamente, era usada tinta vermelha para registrar os meses e as semanas com prejuízo e tinta preta para registrar o período com lucros. No entanto, para muitas lojas, operar o ano todo significava trabalhar no vermelho, somente com prejuízos.
Por isso, os lojistas se uniram com a ideia de traçar estratégias para atrair consumidores em um único dia, que pudessem deixar toda a contabilidade “com a tinta preta”. Surgia daí a Black Friday.

No entanto, mesmo com a importância vital da contabilidade no início da Black Friday, muitas empresas não a levam em consideração na hora de planejar as ações para esse evento.
Os especialistas da Consultoria RR, no entanto, revelam a seguir como usar as ferramentas contábeis para ter mais sucesso na Black Friday. O segredo, como não poderia deixar de ser, envolve muito planejamento.
“Para ter sucesso com a contabilidade é preciso se planejar, seja na Black Friday, seja no Natal ou no resto do ano. Por isso, a companhia precisa montar um plano contábil para explorar ao máximo o evento”, revela o especialista.

Segundo o consultor, contratar uma consultoria de contabilidade pode ajudar nesse trabalho. “Uma consultoria pode dar o norte do que fazer, como se preparar e qual tipo de ação é útil para a sua empresa”, alerta.
De acordo com ele, nem toda ação de Black Friday é indicada para todas as lojas e todos os segmentos. Algumas estratégias funcionam apenas para determinadas categorias.

“Uma loja de departamento pode se beneficiar ao oferecer um desconto em um produto caro como uma Televisão na compra conjunta com um produto compatível, mas, em valor integral, como um Blu-ray Player, por exemplo. O desconto no produto chamativo atrai o consumidor e o cross-sell garante o lucro. No entanto, um prestador de serviços não pode fazer a mesma coisa”, alerta o consultor.

A !link contabilidade para prestadores de serviços, portanto, deve ser outra. Por isso é importante contratar uma consultoria que possa ajudar a nortear a estratégia de Black Friday para garantir os melhores resultados.

O segundo ponto, de acordo com os especialistas, é manter o foco na precificação dos produtos. Nessa hora, é bom ter um contador por perto.
“Historicamente, a Black Friday sempre foi sobre aumentar o faturamento para compensar períodos de prejuízo. Por isso, controlar a margem de lucro de cada produto ou serviço é absolutamente essencial”, revela o especialista.

De acordo com o especialista, uma consultoria especial de contabilidade pode auxiliar em um aproveitamento ao máximo da Black Friday ao fazer um estudo de mercado que permita identificar quais são as oportunidades para criar promoções que atraiam mais compradores e, no ganho em escala, aumente o lucro da empresa.

“Muito da Black Friday trata-se de vender mais do que o normal. Esse aumento de vendas, mesmo apresentando uma margem de lucro ligeiramente menor, garante o ganho que deixa a empresa no lucro na contabilidade anual”, explica o especialista.

Todos esses cuidados, no entanto, são pré-Black Friday. Mas o que as empresas de contabilidade podem fazer no dia do evento para auxiliar os seus clientes? O papel burocrático, claro.

“As empresas de contabilidade podem montar um sistema eficaz para a emissão de notas fiscais de modo rápido e sem grandes custos. Afinal, o volume de vendas será maior e, por causa disso, as companhias precisarão emitir as notas o mais rapidamente possível”, avisa o especialista no assunto.

No verdade, pode ser importante que a equipe contábil estabeleça um sistema eletrônico para a emissão de notas ou treine o time da empresa para fazer a emissão da maneira mais fácil e prática possível.
Outro cuidado que a contabilidade oferece durante o evento é o monitoramento de pagamentos realizados. Afinal, é importante evitar fraudes por parte de golpistas, além de acelerar a confirmação de receitas para poder enviar os produtos o mais rápido possível para os clientes.

“Um time contábil consegue trabalhar mais rapidamente com o processo de verificação de pagamentos, mesmo em uma loja virtual, que já tenha um sistema eletrônico. Dessa forma, dá para liberar as vendas mais facilmente e garantir a satisfação dos clientes”, explica o especialista.

A contabilidade esteve no cerne da Black Friday quando ela surgiu e, pelo que explicaram os especialistas da Consultoria RR , é uma das principais armas para as empresas que querem explorar ao máximo o evento.

“Quem quer se dar bem de verdade e começar o período de vendas de fim de ano com o pé direito, precisa aprimorar o seu jogo contábil. Só assim dá para aproveitar o verdadeiro potencial da Black Friday”, conclui o especialista.

Website: https://www.consultoriarr.com.br/

Web Site: