Cooperativa intensifica processos de segurança alimentar e ultrapassa média do mercado

Santo André, SP 3/2/2020 – Trata-se de uma empresa sólida e com mais de 90 anos, só no Brasil. Um parceiro certo para unir forças com a Coop que está em pleno crescimento

Para que os alimentos cheguem à mesa do cliente com qualidade garantida e seguindo todos os critérios de conformidade determinados pela Vigilância Sanitária, a Coop – Cooperativa de Consumo vem desenvolvendo um vasto trabalho na área de segurança alimentar e os resultados não poderiam ser melhores. Acabou de ultrapassar a média do mercado.

De acordo com Antonio Guilherme, gerente da área, a intensificação dos controles vem acontecendo desde 2014 e, no final do ano passado, em novembro, o Bureau Veritas foi contratado pela Cooperativa para dar continuidade das boas práticas da segurança alimentar. “Trata-se de uma empresa sólida e com mais de 90 anos, só no Brasil. Um parceiro certo para unir forças com a Coop que está em pleno crescimento”.

Somente em 2019, foram realizadas 188 auditorias e 1.148 consultorias, envolvendo visitas técnicas, treinamentos de 100% das equipes que atuam nas áreas da padaria, cafeteria, hortifruti, restaurante, rotisseria e setor de perecíveis (frios e laticínios), além da utilização de modernas e avançadas metodologias de controle.

“Por meio de aplicativo específico, controlamos periodicamente o check-list com mais de 240 itens avaliados e rastreados, que vão desde a área de resíduos, armazenamento, controle de água, de praga até chegar à bateria de caixas – check-outs. Todo esse trabalho fez com que a Coop obtivesse o índice de conformidade na casa de 92,48%, bem acima dos 86% – média do mercado nacional”, reforça a coordenadora da Segurança de Alimentos, Débora Cosenza.

Desde 2016, a Coop também é parceira do RAMA, um programa de rastreabilidade e monitoramento de frutas, legumes e verduras desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) sob a operação técnica da PariPassu, com o objetivo de fomentar as boas práticas agrícolas, acompanhando as tendências mundiais do setor varejista na atenção à segurança.

Sobre a Coop: atualmente, é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina. Possui 850 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos, 24 lojas no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 56 drogarias.
Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes das cidades onde conta com unidades de distribuição.