Coronavirus e Home Office – 5 Dicas para trabalhar em casa, mantendo a produtividade e trazendo resultados

São Paulo 25/3/2020 – Qualquer mudança exige flexibilidade e entendimento. Criando o ambiente de trabalho correto pode-se obter excelentes resultados.

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

Desde 2018, o crescimento de Home Offices no Brasil vem batendo recordes. O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, no ano passado, um levantamento que apontou que em 2018, 3,8 milhões de pessoas trabalhavam em casa. Em comparação com 2012, houve um aumento de 44%.

Em 2020 com a pandemia do coronavírus atingindo o mundo, o home office passou a ser a realidade de empresas e executivos, que antes ainda analisavam prós e contras desta adaptação.

O principal benefício nesta nova modalidade para as empresas está na redução de custos, já que o funcionário não precisa se deslocar até o escritório, sobra tempo para atividades físicas e gera menos estresse, aumentando a produtividade. Por outro lado, algumas empresas não instrumentalizam o trabalhador, para aqueles que necessitam de um “supercomputador” e uma internet potente, terá que dialogar com o contratante para não perder a qualidade do trabalho. De qualquer forma, qualquer mudança exige flexibilidade e entendimento. Criando o ambiente de trabalho correto e organizando as tarefas, pode-se obter excelentes resultados. Neiva Gonçalves, Diretora Executiva de Carreira da Success People – empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas, situada em São Paulo e que atende em todo território nacional – cita 5 maneiras para trabalhar em casa de forma produtiva:

1- Criar rotina

Trabalhar em uma empresa significa ter as horas de trabalho definidas. Definir o horário de trabalho e mantê-lo, mesmo quando estiver trabalhando em casa, é o primeiro tópico relevante nesta adaptação. Vestir-se apropriadamente para o trabalho também é importante, ajuda a despertar o cérebro e criar a motivação necessária para as realizações. Ter as tarefas bem claras e o tempo bem administrado evita erros.

2-Manter a comunicação alinhada

O maior problema do trabalho em casa é sem dúvida a falta de comunicação da equipe. Manter a comunicação alinhada minimiza falhas. A interpretação do texto escrito não é tão efetivo quanto a análise da expressão do indivíduo. Neste sentido, as videoconferências são muito positivas para manter as propostas e tarefas bem compreendidas. Se preciso for, vale fazer reuniões diárias, seja por vídeo ou por telefone.

3-Criar uma estrutura em casa.

O escritório não deve ser negligenciado em nenhuma hipótese. É absolutamente fundamental ter um espaço separado para o trabalho. Seja uma sala adequada, ou simplesmente um cantinho com uma mesa, o que importa é pensar na estrutura focando no seu tipo de trabalho. Separar o local de trabalho do local de descanso priorizando as ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de tarefas, é primordial, seja os equipamentos tecnológicos ou os artefatos simples, como uma boa cadeira e um gaveteiro com tudo a mão. A organização faz a diferença. Para quem tem filhos, criar o momento para estar com eles contribui para que as crianças respeitem o tempo dedicado ao trabalho.

4-Demonstrar os resultados

Contar as pessoas sobre o projeto que está envolvido é uma forma de debater e divulgar. Gera envolvimento. Uma boa conversa por telefone, em vez de depender apenas de e-mail e mensagens instantâneas, aumenta a criatividade. Pode ser estimulante. Muitas pessoas acabam se isolando sem trocar ideias atrapalhando o processo. Há aqueles que não conseguem se concentrar devido as demandas da casa, e, outros que trabalham em excesso. Saber o que exatamente irá fazer dentro do espaço de tempo do dia cria fluxo.

5-Foco no trabalho

É preciso ter em mente que, muitas vezes, o escritório também passa por transformações como modernização de sistema e ou de infraestrutura. No Home Office não é diferente, aos poucos, ele se tornará mais adequado e atrativo. O importante neste momento é exercitar a paciência, ignorar pequenas dificuldades e focar no trabalho.

Para conhecer os projetos de assessoria em carreira e recolocação profissional acessar: www.successpeople.com.br

Website: http://www.successpeople.com.br

Web Site: