Coronavírus: municípios de SP recebem recursos para enfrentamento à Covid-19

São Paulo, SP 20/4/2020 – “é fundamental garantir recursos e aprovar medidas emergenciais para evitar que o sistema de saúde entre em colapso”

O deputado Itamar Borges, coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e membro da Comida de Saúde da Alesp, vem trabalhando e fazendo gestões em busca de recursos, acompanhando todas as ações e sugerindo medidas importantes para atenuar os efeitos do novo coronavírus na vida das pessoas e na economia, além de apoiar demandas das Prefeituras e dos hospitais da sua região de atuação.

O mundo está atravessando uma assustadora crise decorrente da pandemia global da Covid-19, que afeta o mundo de forma rápida e avassaladora, causando um problema gravíssimo de saúde pública. O deputado Itamar Borges, coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e membro da Comida de Saúde da Alesp, vem trabalhando e fazendo gestões em busca de recursos, acompanhando todas as ações e sugerindo medidas importantes para atenuar os efeitos do novo coronavírus na vida das pessoas e na economia, além de apoiar demandas das Prefeituras e dos hospitais da sua região de atuação.

Itamar Borges solicitou, entre outros pleitos, urgência na liberação dos pedidos de emendas parlamentares destinadas para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no Estado. “A intenção é agilizar o processo e fazer com que o recurso vá diretamente para as unidades hospitalares, diminuindo a burocracia, para que elas possam comprar equipamentos para enfrentar a Covid-19, como o respirador mecânico e custear os atendimentos”, explica o deputado.

Em São Paulo, que concentra cerca de ¼ da população brasileira, há muitas iniciativas para conter a doença. O Governo do Estado vai repassar R$ 309 milhões para enfrentamento ao coronavírus nos 645 municípios paulistas. 

Desde o início da pandemia, Itamar Borges mantém contato frequente com membros da equipe do Centro de Contingência do Estado, da Secretaria da Saúde e com prefeitos da sua região de atuação. O parlamentar destaca o trabalho, iniciativa e ações do Governo de SP, das Prefeituras e Câmaras, dos deputados federais e estaduais, de entidades públicas e privadas e especialmente da população.

“O momento é de união, de pensar no coletivo e de contribuir.  A Covid-19 é uma preocupação mundial, um problema de saúde pública global, e ainda não foi encontrada a cura para a doença, por isso, é fundamental que sigamos todas as recomendações que são passadas diariamente”, fala Itamar.

Com 45,5 milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil. O número corresponde a 21,8% da população total do país, que tem 208,5 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento populacional serve de referência para indicadores sociais, econômico e demográficos.

O deputado Itamar destaca ainda que o sistema de saúde público deverá sair sobrecarregado desta pandemia, por conta do tratamento de Covid-19 e também pelo adiamento de procedimentos relacionados a outras doenças.

“São Paulo é um estado cheio de diversidade e a maioria dos municípios está despreparado para atender, na rede pública, casos graves de pacientes infectados pelo coronavírus. Por isso, é fundamental garantir recursos e aprovar medidas emergenciais para evitar que o sistema de saúde entre em colapso”, finaliza Itamar Borges.

Website: http://itamarborges.com.br/

Web Site: