Criador de cães explica por que os cães lambem

13/3/2020 –

Quem tem pet já deve ter presenciado essa situação diversas vezes: é só chegar em casa ou fazer qualquer atividade mais movimentada para que o cachorro comece a lamber o dono.

Alguns cães, inclusive, dão lambidas a qualquer momento e não só na pele das pessoas, mas em superfícies diversas, como o chão, o sofá e objetos. Há ainda aquela lambida entre os próprios cachorros, típico de animais que têm companhia em casa.

Mas por que isso acontece? O que leva os cães a lamberem tanto seus donos e também outros animais e objetos? Segundo Luiz Manoel de Amorim Nogueira Junior, criador de cães , esse hábito pode ser considerado normal, porém algumas situações exigem mais atenção.

Neste artigo, o criador da raça American Staffordshire Terrier e proprietário do canil Toca do Jalapão explica a função da lambida para os cães e quando ela deve ser vista como um sinal de alerta.

Por que os cães lambem?

Os cães lambem por diversos motivos e um dos mais importantes é a comunicação. Através da lambida, os animais transmitem mensagens — como, por exemplo, saudar o dono quando ele chega em casa.

Eles também procuram comunicar “ações” que tenham realizado, como um novo buraco no sofá, por exemplo. Ou, ainda, transmitir mensagens de respeito, submissão, afeto e aprovação a pessoas e outros animais.

Isso acontece porque os cães são acostumados, desde filhotes, a lamber a boca da mãe para conseguir alimento. Assim, é uma das estratégias que eles desenvolveram para se comunicar entre seus pares.

De acordo com Luiz Manoel de Amorim Nogueira Junior, outra razão importante pela qual os cachorros lambem é a simples vontade de explorar. Os cães sentem e descobrem o mundo também através do paladar, então é natural que eles desejem passar a língua em uma grande variedade de coisas.

Por fim, as lambidas dos cachorros também funcionam como uma forma de chamar a atenção do dono para que eles ganhem mais carinho, comida ou brincadeiras.

Quando a lambida é considerada um problema?

Luiz Manoel de Amorim Nogueira Júnior alerta que as pessoas devem ficar atentas se o hábito de lamber for compulsivo e atrapalhar a convivência com o cão. Talvez o animal sofra de comportamento ansioso e obsessivo, mas isso pode ser revertido com algumas mudanças na rotina.

Além disso, se o cachorro lambe insistentemente alguma parte do corpo, é possível que ele esteja tentando aliviar o desconforto de alguma ferida ou machucado. Nesses casos, vale checar no veterinário.

Na maioria dos casos, porém, a as lambidas dos cães são apenas um mecanismo natural de comunicação, socialização e exploração do mundo. Se o animal estiver saudável, não há motivo para preocupação.

Web Site: