Crise em shopping centers abre oportunidades de negócio em centros comerciais

São Paulo 24/2/2021 – Certamente, os shoppings encontrarão seu caminho, mas, por ora, os strip malls estão oferecendo um ambiente aberto e adequado às mudanças geradas pela pandemia

Strip malls, centros comerciais surgidos nos Estados Unidos, são um modelo de negócio que só cresce no Brasil por oferecerem ambientes amplos, com lazer, entretenimento e experiências aos clientes.

A redução do movimento e das compras em shopping centers foi um dos principais reflexos da pandemia de Covid-19 no Brasil. Mesmo com a diminuição das medidas de restrição, muitas pessoas ainda têm receio de visitar esses espaços fechados.

Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indicam que o faturamento do setor de shoppings caiu 33,2% em 2020. Foram R$ 128,8 bilhões contra R$ 192,8 bilhões em 2019. Certamente, esse tipo de negócio terá que se reinventar, tornando-se mais abertos e oferecendo experiências e boa gastronomia.

Neste momento de queda nas vendas, lojistas têm buscado soluções mais econômicas e vantajosas para os seus negócios. Os strip malls, centros comerciais de vizinhança, têm se destacado por oferecerem espaços de convivência, entretenimento e alimentação amplos e ao ar livre.

“Prova disso é que, mesmo em um período difícil, assinamos um contrato com a rede de cervejaria artesanal 3 Américas para um espaço de aproximadamente 500 m2 de área”, explica Marcos Saad, fundador da MEC Malls, empresa que faz a gestão do empreendimento Villa Multimall, que receberá a choperia na cidade paulista de Santa Bárbara d’Oeste. “Certamente, os shoppings encontrarão seu caminho, mas, por ora, os strip malls estão oferecendo um ambiente aberto e adequado às mudanças geradas pela pandemia, trazendo atratividade ao consumidor”, completa.

Empreendimentos desse tamanho precisarão, cada vez mais, oferecer experiências ao consumidor para crescerem e atraírem mais clientes. Dados da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls) indicam que os gastos para os lojistas em strip malls chegam a ser dez vezes menores na comparação com os custos em shopping centers e, por estarem localizados em pontos estratégicos, no caminho de muitos consumidores, são mais utilizados para compras e serviços do dia a dia.

“Esta será a maior operação do gênero em toda a região de Santa Bárbara d’Oeste”, completa Saad, destacando que a choperia será inaugurada no mês de julho, juntamente com o cinema, que está sendo revitalizado.

Atualmente, a ABMalls possui cerca de 150 empreendimentos associados. Estima-se que esse número cresça nos próximos anos, dada a popularidade dessa modalidade de negócio, que surgiu nos Estados Unidos, mas ganhou, aos poucos, os consumidores brasileiros.

Website: https://www.mecmalls.com