Cuidados importantes com a dengue em tempos de chuva

São Paulo, SP 12/3/2020 –

Temos ouvido inúmeras notícias sobre o coronavírus, porém é preciso prestar atenção e tomar algumas medidas preventivas e cuidados simples contra a dengue, que continua matando muitos cidadãos.

A combinação de calor e pancadas de chuva, contribuem com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. É preciso estar atento e redobrar a atenção e os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito.

A forma mais eficaz de evitar a doença é a prevenção! É imprescindível tomar ações simples que podem impedir o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti, uma vez que a fêmea coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, dando vida a novos transmissores.

Sendo assim, é preciso ficar sempre atento aos principais acumuladores de água: pneus velhos, pratos de plantas, caixas d’água mal tampadas, calhas entupidas, entre outros locais. A orientação da Enfermeira Fernanda Mendes Ribeiro do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco, é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos.

A profissional ressalta que o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado corretamente. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal, varandas e áreas externas, bem como do interior da casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta.

Para manter sua saúde e da sua família, siga as dicas de prevenção importantes:
• Eliminar qualquer acúmulo de água;
• Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
• Retirar água dos pratos de plantas e colocando areia;
• Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
• Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
• Manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas;
• Evitar o cultivo de plantas aquáticas;
• Usar telas protetoras para impedir a entrada do mosquito em casa;
• Prestar atenção no lixo e não deixá-los expostos.

Website: http://www.sepaco.org.br

Web Site: