Cuidados na indústria de alimentos devem levar em conta as mangueiras

São Paulo – SP 14/11/2019 –

A indústria de alimentos está presente na vida de todos, afinal, é através de suas atividades que se obtém uma série de diferentes produtos alimentícios que são processados, preparados, envasados e elaborados por máquinas que automatizam a produção. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação dos alimentos, uma vez que eles serão distribuídos e consumidos em massa. Isso significa, que a contaminação de uma leva de produtos pode causar danos à saúde de muitas pessoas, então, melhor evitar.

A indústria de alimentos e seus cuidados

Os cuidados tomados para evitar intoxicações e processos de contaminação devem ser voltados a tudo e todos que entram em contato com os alimentos, por isso, os responsáveis pela indústria precisam estar sempre atentos. Alguns cuidados essenciais são:

EPs

O uso de Equipamentos de Proteção é obrigatório a todos os colaboradores que manejam os alimentos, tais como luvas e máscaras. É essencial que o empregador oriente não apenas sobre sua utilização, mas também seu correto armazenamento e conservação;

Mangueiras para produtos alimentícios

As mangueiras são acopladas às máquinas e permitem a condução de alimentos, principalmente líquidos. Elas são muito aplicadas em vinícolas, fábricas de suco, de laticínios e cervejarias. Por isso, é indispensável optar por aquelas fabricadas com materiais atóxicos, como a borracha sintética atóxica, além de serem reforçadas com lonas têxteis. Na hora da compra, deve-se também optar pelas mangueiras que resistentes à abrasão, ao ozônio e às altas temperaturas;

Mangotes para produtos alimentícios

Usados nos processos de sucção e descarga de alimentos, os mangotes também precisam ser totalmente atóxicos, resistentes à abração, intempéries, ozônio e temperaturas altas. Para melhor se acoplar as máquinas, eles possuem diferentes tipos de terminais: retos, punhos, falanges e niples com ou sem falanges;

Cuidados com o estoque

Engana-se quem pensa que os cuidados começam e terminam no processo de produção dos alimentos, pois até mesmo na hora de estoca-los é preciso tomar as medidas necessárias para que eles não estraguem ou se contaminem.

Assim, além de serem acomodados em embalagens lacradas e desenvolvidas para cada tipo de alimento, é preciso criar as condições ambientais favoráveis à sua conservação, como áreas refrigeradas ou livres de umidade, arejadas ou totalmente fechadas, e assim por diante.

A AcFlex é especialista no desenvolvimento de equipamentos para a indústria alimentícia e afirma que a produção de mangueiras e mangotes confiáveis e totalmente aptos para suportar diferentes condições de trabalho exige bastante esforço. “Além de serem atóxicos, os dispositivos são altamente resistentes e favorecem o processamento de diferentes tipos de alimentos, além de serem aplicáveis também em seu envase, tudo para garantir os melhores resultados para sua indústria”, explica.

Website: https://www.acflex.com.br/

Web Site: