Cuidados podem evitar lesões durante a prática de corrida

1/2/2021 –

Os corredores estão entre os atletas com maior incidência de lesões, comparando as horas de atividade praticada em outras modalidades

Um estudo de 2020, liderado por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia), avaliou a ocorrência de lesões entre corredores que participaram da meia-maratona local. Para isso, os participantes passaram por exames clínicos de flexibilidade muscular e amplitude articular, assim como pela análise da mecânica de corrida. Depois disso, foram acompanhados por 12 meses, seguindo uma média de 15 km semanais percorridos. 

Dos 224 corredores, 85 sofreram algum tipo de lesão durante as corridas, e a justificativa não estava relacionada à flexibilidade ou mobilidade. Entre os casos, dois padrões de se repetiam de forma significativa: a fraqueza muscular no apoio dos quadris e a eversão tardia do tornozelo, causada pela projeção da pisada para fora.

Dessa forma, o trabalho inferiu que fortalecer músculos adutores, abdutores, quadríceps, e demais fixados ao quadril, tal como melhorar a propriocepção do pé diminuem o potencial lesivo da prática. E ainda, cuidados conhecidos como treinos bem periodizados, intervalos adequados para a recuperação e o acompanhamento profissional garantem o bem-estar de atletas e amadores durante e depois das corridas. 

Utilizadas por muitos corredores, as meias de compressão realizam a correção anatômica do pé, trazendo mais estabilidade às pisadas. Um exemplo são as meias Power Sox KNIT Fiber, produzidas com tecelagem 3D reforçada nos calcanhares e ponteiras, elas diminuem o impacto dessas regiões e ainda contribuem para passos bem distribuídos no calçado. 

As meias de compressão PowerSox KNIT Fiber são vendidas na loja virtual da marca. Para saber mais e realizar compras, basta acessar www.mascaraknit.com.br.

Website: http://www.mascaraknit.com.br

Web Site: