Curso de medicina do Triângulo Mineiro conquista afiliação internacional

Araguari, MG. 31/10/2019 – Estamos há quase 4 anos investindo muito em estrutura física e capacitação do corpo docente, com intuito de conseguir essa afiliação internacional.

O curso de Medicina do IMEPAC Centro Universitário, localizado em Araguari, no Triângulo Mineiro, participou da cerimônia oficial de assinatura da afiliação internacional inédita no Brasil ao Center for Medical Simulation de Boston (CMS) de Boston – MA – Estados Unidos.

O curso de Medicina do IMEPAC Centro Universitário, localizado em Araguari, no Triângulo Mineiro, participou da cerimônia oficial de assinatura da afiliação internacional inédita no Brasil ao Center for Medical Simulation de Boston (CMS) de Boston – MA – Estados Unidos.

O IMEPAC inseriu de forma sistêmica a metodologia de simulação realística no currículo da graduação em medicina. Nesse sentido, construiu o maior Centro de Simulação Realística da América Latina, bem como a capacitação de docentes para serem instrutores em simulação realística, em cursos realizados nos Estados Unidos e Brasil, seguindo movimento que as principais universidades do mundo fizeram ao adaptarem suas grades curriculares ao adotar a Simulação Realística, que propõe ao aluno a execução de procedimentos médicos em um cenário que simula situações de desafio e tomada de decisão, como a emergência ou o CTI de um hospital. Segundo estudiosos da área, essa é uma das formas mais poderosas de metodologias ativas, por meio de aprendizagem experiencial.

Durante o mês de outubro, os diretores do IMEPAC estiveram em Boston, nos Estados Unidos, para a assinatura de afiliação entre a instituição e o Center For Medical Simulation (CMS). Para a consolidação desta afiliação, o Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada, do IMEPAC, recebeu a visita técnica dos profissionais da instituição americana em abril deste ano para a formação de instrutores em simulação que atuarão na formação dos futuros médicos e enfermeiros formados pelo centro universitário, no Curso denominado SATT (Simulation as a Teaching Tool), que foi realizado pela primeira vez em língua inglesa na América Latina.

Fundado em 1993, The Center for Medical Simulation (CMS) foi um dos pioneiros centros de simulação em saúde mundial e continua a ser líder global em simulação. A instituição possui docentes da Harvard Medical School, do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T) e de outras renomadas instituições americanas. Com a afiliação conquistada no último mês, o IMEPAC passa a figurar a lista dos principais centros universitários da América Latina, oferecendo uma graduação em medicina que vai além dos padrões nacionais e traz para o Brasil o que há de mais recente e inovador em tecnologia para a saúde.

De acordo com diretor executivo do IMEPAC, José Júlio Lafayette, a instituição está colhendo os frutos de um trabalho sério e constante! “Estamos há quase 4 anos investindo muito em estrutura física e capacitação do corpo docente, com intuito de conseguir essa afiliação internacional, que, sem dúvida, irá consolidar o IMEPAC como umas das melhores instituições de ensino superior do Brasil e, consequentemente, proporcionará inúmeros benefícios para os usuários do sistema de saúde, em razão dos processos que serão instituídos de forma inédita no Hospital Universitário Sagrada Família”, disse José Júlio.

O coordenador do curso de medicina do IMEPAC, Dr. Henrique Pierotti Arantes, esteve em Boston (EUA) no último mês para definir o planejamento estratégico da afiliação do Centro Universitário com o Center For Medical Simulation, que tem por objetivo integrar a simulação realística no currículo da graduação em medicina, auxiliar no desenvolvimento dos professores como instrutores em simulação e estabelecer um planejamento de ações para o Hospital Universitário Sagrada Família, que tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2020.

Segundo o coordenador “essa é uma grande conquista para o IMEPAC, tendo em vista que o CMS, além de ser pioneiro na área de simulação no mundo, é também liderado por pessoas com grande conhecimento e experiência na área, que irão nos auxiliar no nosso desenvolvimento docente, na integração da simulação em nosso currículo de graduação em medicina, bem como nos processos do Hospital Universitário Sagrada Família. É uma honra termos conquistado esta afiliação inédita e exclusiva no Brasil”.

Website: http://www.imepac.edu.br

Web Site: