Danone acelera iniciativas de equidade de gênero

São Paulo 6/3/2020 –

São Paulo, março de 2020 – Incentivar a presença e o progresso de cada vez mais mulheres no mercado de trabalho é um compromisso para a Danone. Para estimular o desenvolvimento das Danoners, a companhia tem acelerado as suas iniciativas voltadas para a diversidade e equidade de gênero.
A Danone firmou o compromisso sobre o tema se tornando signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em Inglês), que visa promover e incentivar práticas empresariais bem-sucedidas para a favorecer a igualdade.

Entre as iniciativas, a Danone tem a pratica de garantir que haja aos menos uma candidata em suas shortlists (lista final de candidatos de um processo seletivo), principalmente em vagas para áreas majoritariamente masculinas, como campo e fábrica. Além disso, como parte da política de parentalidade da companhia, oferecemos também a cobertura dos gastos de um acompanhante para colaboradoras que precisam viajar a trabalho e tenham filhos menores de um ano de idade.

Celebramos diariamente a representativa das mulheres no quadro de funcionários da companhia. Elas representam 46% do quadro geral e 45% dos cargos de liderança, tanto no Brasil quanto globalmente.
“Nossa ambição é trabalharmos diariamente para nos tornarmos uma das empresas mais inclusivas e diversas do mundo! A própria missão da empresa, de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas, já demonstra nossa preocupação genuína com o ser humano. Buscamos cada vez mais criar um ambiente no qual cada um possa trazer suas singularidades com orgulho e se sinta à vontade para expressá-la, afirma Beatriz Menegusso, Diretora de RH da Danone.

“Uma forma de ilustrar a representatividade é que: 52% dos novos contratados em 2019 são mulheres. Aumentando assim significativamente a representativa da mulher em áreas que antes eram majoritariamente masculinas”, finaliza a executiva.

E não paramos por aí! Também apoiamos o Projeto Poços Promove, que tem como objetivo capacitar e propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando sua integração ao mundo do trabalho. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas, onde a Danone possui duas fábricas.

Projeto social:
A Danone ainda conta com um grande canal de vendas voltado para o desenvolvimento profissional de mulheres, o Kiteiras, que desde 2011 já beneficiou mais de 6 mil mulheres. O programa consiste na venda porta a porta de produtos da Danone e injetou em 2019 cerca de 11 milhões de reais nas comunidades brasileiras, com a venda de mais de 2.400 toneladas de iogurtes.

“Unir o desenvolvimento social a uma alimentação saudável é um objetivo para nós. Com o Kiteiras, conseguimos impactar positivamente não só as empreendedoras e seus familiares, mas também milhares de pessoas que adquirem os kits”, destaca Ligia Camargo, Head de Sustentabilidade e Comunicação da Danone.
Por meio do Kiteiras, a Danone amplia o alcance da Revolução Alimentar, movimento defendido pela empresa para motivar o maior número de pessoas, incluindo os colaboradores, a ter um estilo de vida balanceado e a adotar práticas mais saudáveis em seu cotidiano. Essa revolução faz parte da visão “One Planet, One Health”, por meio da qual a Danone acredita que a saúde de todos está interligada à do planeta.

Sobre a Danone
O Grupo Danone é um dos líderes mundiais no setor de alimentos e reúne três divisões: Lácteos e bebidas à base vegetal, Águas e Danone Nutricia. Sempre de forma inovadora e saborosa, a Danone está presente em mais de 140 países nos cinco continentes, conta com mais de 100 mil colaboradores e 190 fábricas. Presente no Brasil há mais 45 anos, desde o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas à variedade de opções dos dias de hoje, a Danone revolucionou os hábitos de consumo e conquistou o paladar dos brasileiros, consolidando-se como sinônimo não só de iogurte, mas também de nutrição, saúde, qualidade e inovação. Por meio de projetos e mobilização de parceiros (governo, entidades privadas e públicas), deseja conscientizar sobre a importância de uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Bonafont, Sustain, Souvenaid, entre outros.