Data Center paraibano é o primeiro a receber certificação TIER III na região

João Pessoa, PB 10/9/2020 – A notícia é um marco para a região, que reforça o eixo Pernambuco-Paraíba-Rio Grande do Norte como um importante polo tecnológico do país.

Conquista reforça a confiabilidade em infraestruturas de data center, impulsionando o mercado do eixo Rio Grande do Norte-Pernambuco-Paraíba, que agora atinge padrões internacionais de infraestrutura de TI através da primeira certificação TIER III entre os estados.

Neste ano determinante para os avanços em tecnologia em todos os segmentos do mercado, os data centers de alta disponibilidade se mostraram vitais não só no cenário causado pela pandemia da Covid-19, como também para toda empresa em busca de soluções cada vez mais confiáveis de infraestruturas de TI. Segundo pesquisa do Gartner Group, só em 2020 ainda é esperado que o mercado de data centers cresça R$155,1 bilhões através de fornecimento de Softwares como Serviço (SaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

A economia e situação global impulsionaram empresas a deixar para trás os modelos de infraestrutura antigos e buscar parcerias com os data centers, enquanto estes últimos estão cada vez mais empenhados em mostrar a confiabilidade dos seus serviços. As certificações internacionais são a principal forma de atestar altos padrões de segurança e disponibilidade em data centers. A Uptime Institute, por exemplo, é a principal autoridade internacional que certifica infraestruturas de TI após rigorosa análise de cumprimento das exigências, com classificações de níveis I, II, III e IV.

E neste mês, a HostDime Brasil (um data center global localizado em João Pessoa, no estado da Paraíba) recebeu o certificado Tier III do instituto. A notícia é um marco para a região, que reafirma o eixo Pernambuco-Paraíba-Rio Grande do Norte como um importante polo tecnológico do país. O data center é o único a receber essa classificação entre os estados de Sergipe e Rio Grande do Norte, por exemplo.

A localização deste data center não é por acaso: além de João Pessoa estar vizinha a dois importantes centros tecnológicos do país (o Porto Digital, em Recife, e a cidade de Campina Grande, na Paraíba), geograficamente consegue entregar a menor latência, já que “corta” o Nordeste ao meio, oferecendo a agilidade necessária para alavancar os projetos de infraestrutura de TI da região.

A certificação

Apesar da classificação conquistada agora, desde a conclusão do projeto arquitetônico atual, em 2017, a HostDime Brasil já operava com uma estrutura padrão TIER III – comprovada por auditorias independentes. O processo de certificação do Uptime Institute estava em andamento desde 2018, e consolidou a busca por excelência nas operações da empresa.

“A certificação obtida pela HostDime Brasil confirma seu cumprimento às nossas normas reconhecidas internacionalmente”, destacou Mozart Mello, CEO do Uptime Institute Brasil. “Todo o processo foi acompanhado do início ao fim por uma equipe de Engenheiros nacionais e internacionais para atestar cada detalhe do projeto”, completou.

Esta certificação está vinculada ao design do sistema em relação ao tempo de atividade. Para recebê-la, o projeto da HostDime Brasil precisou provar que cumpria os requisitos operacionais de padrão internacional antes de ser vistoriado e aprovado, assegurando principalmente:

• Máximo de 1,6 horas de inatividade por ano
  • 240 horas ininterruptas de atividade em caso de queda de energia
  • Redundância em todos os pilares de segurança

“Comprovar excelência em nossa infraestrutura abre caminhos para a tecnologia não só aqui na Paraíba, como fortalece o caráter global que a HostDime tem, cumprindo em todos os continentes altos padrões de excelência”, explicou Filipe Mendes, CEO da HostDime Brasil. “Oferecer a confiabilidade de uma estrutura certificada, de fato, é a confirmação de que somos parte desse novo polo tecnológico do país”, completou.

Além das certificações Tier, os data centers também podem comprovar alto padrão de qualidade através das normas ISO. A ISO 27001, por exemplo, atesta o elevado padrão para gestão de Segurança da Informação em ambientes de TI e a ISO 20000 que valida o gerenciamento da qualidade de serviços de TI. Ambas fazem parte da lista de certificações da HostDime em João Pessoa.

A HostDime

A HostDime é um provedor global de infraestrutura de data center que oferece uma variedade de produtos em nuvem, de servidores bare metal a colocation, que atendem a uma variedade de clientes, desde operações iniciais até operações de nível empresarial. Teve sua origem na Flórida, nos Estados Unidos, e hoje já possui data centers também no Brasil, México, Colômbia, e opera data centers em instalações parceiras em Hong Kong, Índia, Reino Unido e Holanda.

Fundada em 2001 e atualmente com mais de 25.000 clientes ativos globalmente, a HostDime possui mais de 350 funcionários em todo o mundo, e é classificada como um dos mais conceituados provedores globais de data centers. No Brasil, está presente desde 2006.

Website: https://www.hostdime.com.br