De Office Boy a Empresário, jovem de Maringá aposta no ramo de calçados e chama atenção de celebridades

Goiânia, GO 15/6/2020 – Eu sabia que a realidade seria difícil e que apanharia muito no caminho, mas não tinha nada a perder.

Obstinado, Willboots deixou as entregas pelas ruas de Maringá/PR para investir no sonho de ter sua própria marca e relata como um passo pode mudar uma vida. Ele não se esquece do que aprendeu em suas entregas e do quanto é importante prezar pelos bons relacionamentos.

O número de jovens que decidiram empreender cresceu muito nos últimos anos. É o que revela a pesquisa GEM 2018, realizada pelo Sebrae. São mais de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva envolvidos com alguma atividade empreendedora em 2018. Isso significa que 2 em cada 5 brasileiros entre 18 e 64 anos estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. A pesquisa mostra que a taxa total de empreendedorismo, que reúne novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos, chegou a 38%.

Segundo o Sebrae, nesse contexto, uma das informações mais importantes reveladas pela pesquisa é que o empreendedorismo por oportunidade, verificado quando os empresários abrem negócio motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado, registrou o melhor resultado dos últimos quatro anos (61,8%). Existem também os empreendedores que iniciam um negócio por falta de alternativas. Empreender por necessidade também é um dos incentivos para as pessoas começarem um novo negócio. A mesma pesquisa revela que 11 milhões de novas empresas surgiram por causa da falta de oportunidades no mercado de trabalho. O que esses dois cenários têm em comum? Tanto jovens quanto desempregados precisam, mas não sabem como começar um negócio sem dinheiro.

Começar um negócio sem dinheiro não é impossível. É mais difícil, mas o desafio vai preparar o empreendedor para aprender a lidar com qualquer adversidade do mercado. Além disso, quem começa com pouco recurso valoriza sua jornada e tende a ser mais econômico em seus processos, buscando fazer sempre mais com menos agarrando todas as oportunidades e aproveitando o máximo de relacionamentos interpessoais.

Nesse sentido, se há oito anos, o paranaense William Pereira dos Santos, 28, fosse presenteado com uma visão de sua atual condição, ele custaria acreditar que uma mesma pessoa poderia viver realidades tão diferentes em menos de uma década. O jovem relata que em toda sua trajetória apostou em relacionamentos e tendências de mercado para alcançar grandes patamares. Mas as maiores lições foram absorvidas ainda no início desta jornada, onde sua marca, que hoje é presente nos mais diversos estados do Brasil, ainda era apenas parte de um cômodo na casa, onde recebia clientes e demonstrava seus produtos, com pouca estrutura, mas muita força de vontade.

“Eu sabia que a realidade seria difícil e que apanharia muito no caminho, mas não tinha nada a perder. “

Depois de deixar o emprego de Office Boy em 2013 e decidir apostar em seu sonho, William encontrou no segmento de calçados uma chance para sair do aperto e ajudar sua família. Mesmo com inúmeras adversidades e períodos difíceis, como perder sua mãe aos 24 anos, William relata que o sonho ainda era maior que qualquer frustração e diz ter prometido para sua mãe que a marca de calçados, até então não conhecida, seria motivo de orgulho para a família.

Começando apenas com 5 pares de calçados, William aproveitava de recursos disponíveis como Redes sociais e Marketplaces para promover o seu pequeno negócio. Entre visitas e atendimentos a clientes no início de sua carreira, ele acredita ter sentido na pele um pouco de tudo – desde olhares preconceituosos até a indiferença de quem não reconhecia sua marca. “Não me esqueço desse período por causa da desvalorização”. William entendeu que o caminho a ser tomado seria o de agregar valores a sua marca.

“Eu admirava o estilo de calçados que meus ídolos usavam, e se eu admirava, outros fãs como eu também gostavam, então decidi fazer com que famosos aderissem a marca, mas não imaginava que tão rapidamente meus ídolos se tornariam amigos e clientes. “

Tudo conspirando a favor

Ainda no estado do Paraná, em 2016 já com instalações próprias da marca, William apostou no relacionamento com cantores e artistas do sertanejo universitário e mesmo sem muito capital para trabalhar, vários presentes tiveram que ser dados para que seus produtos chegassem aos artistas e influenciadores, relembra.

A novidade começou a se espalhar. O sertanejo universitário entrou em uma grande ascensão e junto com ele o estilo adotado por artistas, fato que alavancou ainda mais a marca nas redes sociais e veículos de comunicação, bem como a exposição em clipes, shows e matérias gravadas.

Empreendedor por natureza, William entendeu que este seria o principal nicho de mercado a ser explorado e que o sertanejo alavancaria ainda mais sua visibilidade através de bons relacionamentos, mas notou que seu público era ainda restrito no Paraná e que a maioria de artistas residiam em Goiânia/GO. “Se esses são meus clientes, eu preciso estar onde eles estão” lembra.

Segundo ele, o relacionamento pela internet é importante, mas que nada se compara ao “cara a cara”. Então em 2018 decidiu deixar vida estável no Paraná, cercado de amigos, bons relacionamentos e a tranquilidade da cidade pequena, por uma mudança para a capital do estado de Goiás. Ainda sem amigos ou parceiros de negócio, mas acreditava que a decisão poderia levar a marca Willboots a outros patamares. E foi essa a melhor decisão, afirma.

“A partir daí as coisas aconteceram muito rápido, passamos de acompanhar tendências para criar tendências e lançar produtos até na Europa”.

Atualmente a marca conta com a loja Matriz em Goiânia/GO e diversas licenciadas pelo Brasil, a internet já é responsável por 80% das vendas. “Eu nunca me dei bem com os estudos, parei ainda na sexta série, mas a minha trajetória me fez enxergar que o sucesso depende mais de prática, e foi praticando nas redes sociais que conquistei nosso melhor meio de comunicação com clientes”, relata William, que hoje tem dezenas de milhares de seguidores na internet.

William acrescenta ainda que, os bons relacionamentos são fatores que alavancam qualquer negócio e comemora o fato de ver produtos sendo adquiridos por todos os estados do Brasil e ser utilizado por diversas celebridades nacionais, como Gusttavo Lima, Leonardo, Lucas Lucco, Luciano Hang, Ratinho e diversos outros. “Não acreditei que tudo mudaria tão rápido, mas reconheço que o caminho ainda é longo e que muita coisa está por vir, mas a simplicidade sempre será a mesma de 2013. “

Website: https://card.digital/willboots