De que forma a água contaminada pode colaborar na disseminação de vírus e bactérias

Santo André 15/7/2020 –

Antes de tudo, é fundamental que todas as empresas e indústrias saibam como fazer a descontaminação da água, antes de retorná-la ao ambiente. Apenas assim pode-se prevenir a proliferação de doenças.

Água: a seiva do planeta

A água é a seiva do planeta, diz a Declaração Universal dos Direitos da Água. Isso significa que a água e os canais hídricos por todo o globo cumprem a mesma função do sistema de circulação sanguínea no corpo humano. Sem ela, não haveria vida como a conhecemos.

Da mesma forma que o oxigênio nos permite viver na atmosfera terrestre, a água nutre organismos vegetais e animais para que tenham as substâncias necessárias a todos os corpos terrestres.

Então, se a água está em perigo por descaso humano e contaminações diversas, o planeta inteiro está em risco. Não é um retrato alarmista, mas uma realidade difícil, com a qual precisamos conviver.

Especialmente desde a Primeira Revolução Industrial, ainda nos meados de 1760, o ser humano descobriu tecnologias inimagináveis. Entretanto, essa evolução tecnológica também trouxe maiores índices de poluição e destruição de ambientes naturais.

Hoje, as questões relacionadas à preservação do meio ambiente estão em voga, pois é o momento mais crítico na luta da humanidade em conciliar o progresso industrial com a proteção dos recursos naturais.

O que é considerada água contaminada?

A água contaminada é toda aquela que apresenta indícios e/ou elementos de risco a saúde. Apesar de 85,8% dos domicílios brasileiros estarem ligados à rede de abastecimento geral, essa água nem sempre é completamente própria para consumo.

Segundo o portal Por Trás do Alimento, foram detectados agrotóxicos na água de abastecimento de 2.300 cidades do país, entre 2014 e 2017.

Além disso, os estudos revelam algo mais alarmante: “Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil”, durante esse mesmo período. Os dados analisados são do Ministério da Saúde, mas não estão mais disponíveis nos canais oficiais.

Como a água é contaminada?

A água pode ser contaminada de diversas formas, mas o uso de agrotóxicos e produtos, inclusive muitos ilegais em diversos países, ainda é o mais preocupante. Além disso, a contaminação pode ocorrer por:

– Descarte irresponsável de substâncias e produtos químicos;

– Despejo de esgoto em nascentes;

– Poluidores gerais.

Mais do que a poluição de águas, o descaso com os recursos hídricos pode gerar inúmeras doenças, disseminando bactérias e vírus pela população. Quando isso ocorre em uma comunidade sem acesso ao saneamento básico adequado, o quadro piora ainda mais.

Doenças de veiculação hídrica: o que são e como se prevenir?
Todos os vírus e bactérias transmitidos pela água contaminada são chamados de doenças de veiculação hídrica. O contato com essa água contaminada pode causar:

– Hepatite A;

– Toxoplasmose;

– Rotavírus;

– Diarreia pela bactéria E. coli;

– Salmonella;

– Amebíase;

– Esquistossomose, a famosa barriga d’água;

– Febre tifoide;

– Dengue;

– Etc.

Para combater essas e outras doenças, o tratamento correto da água é essencial, tanto em ambientes urbanos quanto rurais. Apenas através da instauração do saneamento básico global, é possível, de fato, prevenir que vírus e bactérias se espalhem pela água potável e a descartada.

Já o recente caso do Coronavírus, por exemplo, apesar de não se espalhar pela água contaminada, pode ser combatido pela constante higienização de mãos e superfícies de contato.

Processos de purificação da água contaminada

Dentre as soluções para o tratamento de água contaminada, destaca-se a importância da desinfecção e redução de componentes malignos, como bactérias e cistos.

Além disso, o tratamento de água usada em processos industriais é fundamental antes de devolvê-la ao meio ambiente.

Caso o despejo da água contaminada seja feito de modo irresponsável, corre-se o risco de espalhar no ambiente, seja oceano ou rio, uma praga que se disseminará entre população local.

A contenção dessas doenças é muito difícil depois das primeiras etapas de contágio. Portanto, é melhor tanto para o ser humano, quanto para a natureza, que a água seja purificada e descontaminada previamente.

Assim, utilizar os produtos corretos no tratamento da água é essencial para a preservação desse recurso tão importante para todos os seres vivos do planeta.

Website: https://asstefil.com.br/

Web Site: