Dentes sensíveis: saiba como evitar esta dor

Canoas, RS 25/4/2013 – Procurar um dentista é imprescindível para o tratamento da retração gengival e da sensibilidade, pois apenas o profissional poderá indicar em qual estágio está a situação.

Pesquisas apontam que uma em cada 8 pessoas sente dor ao tomar bebidas quentes, um sorvete ou mesmo quando come algum alimento ácido. Mas o que deixa os dentes mais sensíveis?

Isto acontece, na maioria das vezes, em função do desgaste do esmalte do dente. Assim, prolongamentos nervosos ficam expostos e causam a sensação de choque quando algum alimento frio, quente, ácido, e até mesmo adocicado, é ingerido.

Além disso, algumas pessoas sofrem de retração gengival, que é causada por diversos fatores, como escovação com força inadequada ou utilização de escova com cerdas duras. Os resultados são traumas na gengiva, fazendo com que ela se retraia e deixe a dentina exposta. Dra. Christine Marcon Russi explica os fatores que causam a retração: “a negligência de higiene bucal, o mau alinhamento dentário e alguns hábitos viciosos como o de ranger dos dentes, podem cooperar com o surgimento e desenvolvimento de retrações das gengivas”.

Além da sensibilidade, a retração pode causar o mau hálito. “Esta condição favorece o acúmulo de bactérias e restos alimentares, pois exige atenção diferenciada na prática da higiene bucal”, esclarece.

Procurar um dentista é imprescindível para o tratamento da retração gengival e da sensibilidade, pois apenas o profissional poderá indicar em qual estágio está a situação. Conforme for a análise, é possível tratar através de pastas específicas, bochechos, laserterapia ou com correção cirúrgica.

É importante prevenir a retração gengival com alguns cuidados:

– Faça uma higiene bucal eficaz
– Não escove os dentes com força exagerada
– Corrija o alinhamento dos dentes
– Evite hábitos nocivos, como palitar dentes ou usar o fio dental de forma inadequada
– Evite escovas de cerdas duras ou emborrachadas, prefira as cerdas ultra macias
– Visite o dentista no mínimo semestralmente
– Consuma alimentos ricos em fibras e nutrientes e desprovidos de açúcar refinado em excesso

Christine C. Marcon Russi – CRO-RS 13408
Sócia Diretora da Bhem Odontologia.
Formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Especialista em ortodontia pela HACO/SPO.

Website: http://www.bhem.com.br

Web Site: