Deputados de MT contam com programa que identifica desejos e necessidades da população

Cuiabá, MT 8/11/2019 – “As transformações digitais transformaram o modo como conversamos, interagimos, compreendemos o mundo e os relacionamentos interpessoais”

A Assembleia Legislativa lançou recentemente o projeto Observatório Legislativo, que tem como objetivo o fornecimento de informações a respeito das necessidades e desejos da população mato-grossense para os deputados estaduais.

As necessidades são verificadas através de indicadores objetivos que são coletados por fontes de dados, como IBGE e Atlas Brasil, por exemplo.

Estes dados mostram quais seriam as áreas de maior problema em relação ao cenário nacional e necessitam de atenção especial por parte dos parlamentares.

“As transformações digitais transformaram o modo como conversamos, interagimos, compreendemos o mundo e os relacionamentos interpessoais, e acreditamos que no setor público não é diferente”, disse Fernando Ribeiro, CEO da LogLob Digital, empresa responsável por desenvolver o programa.

Segundo ele, o Estado não pode mais lançar mão de ferramentas tecnológicas que permitam abrir caminhos para uma população digitalmente conectada e ativa na discussão das necessidades que a sociedade exige. O programa auxilia a enxergar as mudanças sociais, comportamentais e tecnológicas da sociedade.

“Um exemplo: um município mato-grossense estão com os indicadores de Saúde abaixo da média nacional. As informações dessas necessidades são captadas e avaliadas. A partir destes dados , é possível desenvolver atividades para melhorar este número, através de  leis ou indicações parlamentares”, explicou Fernando.

Ainda de acordo com ele, o Observatório Legislativo também atua na coleta de dados dos desejos da população que não estão contidas nos indicadores das necessidades. O objetivo é identificar se há um bairro ou município cujo desejo populacional seja atendido.

“Essas informações são coletadas nas mídias digitais. O sistema do Observatório Legislativo monitora ativamente o mundo digital (redes sociais, sites de notícia, jornais digitais) da população estudada. A avaliação é congruente com o tempo e pode ter modificações. Hoje pode ser o asfalto e amanhã atividades culturais, por exemplo”, afirmou ele.

Ele explica que essa parte do Observatório conecta o parlamentar e a sua equipe com o que a população almeja. “Nosso principal objetivo é alinhar os Projetos de Lei com as necessidades e desejos populacionais, que antes eram desconexas devido à ausência de junção de informações digitais de qualidade e eficácia”.

Deste modo, o Parlamentar consegue acompanhar e saber o quanto as suas ações estão próximas da sociedade.

“Esta plataforma modificou completamente a maneira como os parlamentares coletam informações a fim de estarem mais próximos dos mato-grossenses”, finalizou.