Desafios ambientais para empresas no séc. XXI

Campo Grande 19/12/2019 – Apesar de parecer algo que ocorrerá no futuro, dados da UNICEF indicam que 2,5 bilhões de pessoas no mundo já sofrem para conseguir acessar água potável.

Por muitos anos, as grandes empresas buscaram apenas produzir um crescimento escalável cujo principal intuito era simplesmente alcançar o maior nicho de mercado o possível e com os menores custos operacionais.

O problema é que as opções mais baratas e escalonáveis muitas vezes não são as melhores opções no quesito ambiental.

Para diminuir o ritmo do uso destrutivo dos recursos do planeta, é preciso que os mais diversos nichos do mercado ajam em consonância, fazendo com que toda a rede de relacionamentos empresariais seja feita da forma mais consciente possível quanto aos impactos ambientais.

A poluição

A poluição é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo e as empresas possuem um papel importantíssimo na correção desse processo. Toneladas de gases tóxicos são jogados na atmosfera, gerando problemas respiratórios como bronquite, asma e enfisemas.

Os índices de dispêndio econômico com problemas de saúde relacionada à poluição só aumentam. Segundo dados do MIT, a China gastou 112 bilhões de dólares em 2005 com contas médicas relacionadas a doenças respiratórias. Nesse sentido, as empresas podem até mesmo enfrentar perda de produtividade relacionada a despesas de saúde.

Gerenciando-se uma empresa que não trabalha diretamente com a emissão de gases, ainda assim é possível contribuir para melhorar esse problema dramático da vida moderna. O trabalho remoto, por exemplo, tem crescido no mundo todo como uma forma de evitar o deslocamento de milhares de pessoas para o trabalho todos os dias.

O chamado regime em home office pode contribuir para funcionários mais satisfeitos e diminuição das emissões de carbono.

Aquecimento global

Na busca insaciável por crescimento escalável, acelera-se o processo de aquecimento do planeta para níveis alarmantes.

Um dos efeitos mais diretos do aquecimento global é a necessidade cada vez maior de instalação de ar condicionado, o que significa um uso gigantesco e crescente de eletricidade, o que, por sua vez, demanda mais custos operacionais para os empreendedores.

Uma das melhores soluções para esse problemas envolve a instalação de painéis de energia solar nas empresas e a adoção de engenharia inteligente capaz de melhorar a ventilação dos espaços.

Os efeitos a longo prazo do aquecimento global são mais dramáticos ainda, já que envolvem mudanças populacionais em grandes êxodos provocados pelo aumento do nível dos oceanos e inundação das cidades, o que pode gerar enormes mudanças no perfil de trabalho e consumo da população.

Cuidar para desacelerar esse processo e criar soluções inovadoras para lidar com o aquecimento global é uma tarefa da humanidade como um todo. Porém, as empresas têm grande poder para trabalhar essa questão, criando associações com outras companhias interessadas em energia verde, reaproveitamento de recursos e criação de novas formas de produtividade sustentável.

Falta de água

A água é totalmente essencial para a nossa vida e ela tem ficado a cada dia mais escassa, especialmente pelo uso industrial e agricultural excessivo.

Sabe-se que empresas que produzem alimentos em larga escala e outras, como a de refrigerantes, utilizam grandes quantidades de água potável e precisam assumir compromissos internacionais para que parte dessa água seja retornada para a população em condições adequadas.

O uso de inovações e softwares de gestão podem ajudar nesse processo, indicando uma solução mais sustentável e que ainda poderá aumentar a eficiência do escritório.

Lixo e desperdício

A dependência do mundo moderno com o plástico chegou a um nível realmente alarmante. Percebe-se a abrangência que esse produto tomou em nossa vida quando resíduos encontrados dentro de peixes marinhos são armazenados como evidência em saquinhos plásticos.

Uma reavaliação dessa conduta deve passar por um processo que é nomeado de “ecologia industrial”. Trata-se de uma engenharia capaz de gerar produtos que ao invés de serem queimados ou enterrados, sejam produzidos para serem aproveitados, reduzidos ou reinseridos no ciclo de produção.

Em um escritório empresarial, por exemplo, o uso de copos descartáveis, canetas e outros subprodutos das conveniências cotidianas podem significar um acúmulo imenso de material descartável.

A questão é que criar soluções inteligentes – com uso de produtos biodegradáveis e novas formas de interação no ambiente de trabalho – pode ajudar muito a imagem da empresa e transformá-la em um ponto de interesse para novas gerações a cada dia mais preocupadas com a saúde do ambiente.

A cadeia de fornecimentos integrada rumo ao desenvolvimento sustentável

O maior efeito da crise ambiental que vive-se em nosso mundo é percebermos que cada uma de nossas ações exige a responsabilidade com o todo. Cada abuso ou desperdício acrescenta na destruição da Terra.

Nas empresas, a responsabilidade é maior, já que uma resolução é capaz de atingir milhares de pessoas. Por isso, a exigência é que na hora de fechar um contrato, os gestores prestem atenção às ações e compromissos ambientais de seus fornecedores ou colaboradores.

As empresas precisam começar a agir em conjunto, agindo para mudar a cultura de “desenvolvimento a todo custo” e criando redes que promovam uma cadeia de suprimentos e serviços alinhada com uma mesma mentalidade ecológica.

Para que isso seja possível, as empresas podem verificar continuamente os compromissos ambientais e ações das companhias parceiras. Uma solução para quem quer avançar nessa gestão é oferecida pela EFCAZ, uma startup brasileira, que oferece um sistema de gestão de contratos digital capaz de melhorar a eficácia de sua empresa, ajudar a manter um relacionamento saudável e integrado virtualmente, tudo sem gastar uma folha de papel!

É interessante como uma decisão aparentemente pequena, como atentar-se à gestão de contratos, pode significar um passo rumo à sustentabilidade no ciclo produtivo. Afinal, está tudo conectado!

Website: https://www.efcaz.com.br/