Desinfecção de ambientes com raios UV-C é recomendada após abertura gradual das atividades econômicas

São Paulo 10/8/2020 –

Desde o início da pandemia da Covid-19, pesquisadores, cientistas e especialistas em infectologia alertam sobre a eficácia do raios UV-C na eliminação de vírus e bactérias de locais e objetos, eficiente inclusive contra o SARS-CoV 2, popularmente conhecido como novo coronavírus, já que a luz desinfeta por meio da radiação através da inativação da reprodução desses vírus e bactérias, fazendo com que o risco de transmissão seja infinitamente reduzido. Com o intuito de trazer tal tecnologia para o Brasil, a Ecosan desenvolveu equipamentos com essa capacidade de esterilização para diversos ambientes, especialmente no momento de abertura gradual das atividades econômicas.

“Essa solução elimina uma alta porcentagem de vírus e bactérias, inclusive a Covid-19, pois conta com uma tecnologia eficaz para que a esterilização e desinfecção seja simples e ágil. Nosso objetivo é levar segurança e proteção a todos, com soluções fáceis de serem utilizadas.”, esclarece André Telles, CEO da Ecosan.

Os sistemas desenvolvidos pela empresa, funcionam a partir da emissão de raios ultravioletas através de lâmpadas do tipo UV-C de 254nm, as quais têm radiação de ondas curtas, ou seja, específicas para a esterilização e desinfecção de ambientes. A empresa lançará uma linha completa de produtos e desenvolveu parcerias com centros de pesquisas e universidades em São Paulo para validar a eficácia dos produtos. Inicialmente a empresa já comercializa o ECOBOX e o ECOTOTEM.

Atualmente são duas soluções, cada uma direcionada a aplicações específicas, enquanto o ECOBOX foi idealizado para instalação fixa em locais confinados de maior risco, como elevadores, banheiros, vestiários, corredores, hospitais, clínicas, laboratórios entre outros; o ECOTOTEM tem um apelo móvel para uso em espaços amplos, como escritórios corporativos, hotéis, sala de exame, sala de cirurgia, transportes públicos, restaurantes, lojas, cinemas, academias de ginástica, instituições de ensino e assim permite mobilidade e desinfecção de áreas fracionadas, garantindo segurança e confiança ao ambiente para os usuários.

“Com a reabertura gradual, há uma quantidade maior de pessoas circulando nos espaços públicos e privados. Pensar na segurança da população é imprescindível para nós, pois há mais de 38 anos trabalhamos na segurança dos nossos clientes com sistemas de recuperação, purificação e desinfecção aplicado em águas. Nossa empresa possui uma área de parcerias internacionais e pesquisa com inovação. Atendemos demandas específicas que a tecnologia e engenharia podem aprimorar a saúde e segurança dos nossos clientes”, explica André Telles.

O fabricante dos equipamentos também informa que o tempo de exposição aos raios depende do tamanho do espaço e de outras variáveis. O ECOBOX possui operação automática; já o ECOTOTEM pela sua versatilidade possui operação simples e avisa ao usuário quando o ambiente está seguro. “É importante ressaltar que não utilizamos substâncias químicas, dispensando preocupações de reações alérgicas. O sistema é seguro para esterilização e desinfecção de superfícies, tornando seu uso seguro através do sistema de detecção de indivíduos, onde não permitirá exposição do usuário à luz ultravioleta”, explica Telles.

Web Site: