Desvio de Óleo Usado e os problemas ambientais

Americana, São Paulo 11/6/2013 – Em São Paulo a Lubrificantes Fenix, de Paulínia, está entre as empresas habilitadas para fazer coletas em todo território nacional. Mensalmente são recolhidos pela Fenix cerca de três milhões de litros de OLUC

Os processos de rerrefino do OLUC (Óleo Usado ou Contaminado) evoluem ano a ano, tanto quanto a coleta do resíduo, realizada exclusivamente por agentes autorizados através da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Porém, é preciso ficar atento à quantidade de óleo desviado para servir a outros fins que não estão relacionados a este processo considerado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) como o mais adequado, e que podem contaminar e poluir o Ecossistema.

Assim, quem compra óleo queimado, tais como algumas caldeiras, olaria, fundições e lubrificantes de moto-serras, deixam de trabalhar a conscientização ambiental e adquirem o resíduo para reutilizá-lo sem rerrefiná-lo cometendo crime ambiental grave, cuja multa pode chegar a R$ 50 milhões. Para que se tenha um comparativo, um único litro de óleo descartado incorretamente é capaz de esgotar o oxigênio de 1 milhão de litros de água.

Dados do Sindirrefino apontam que, em 2012, o Brasil comercializou 1.412.731 m³ de óleo, deste montante conseguiu resgatar para rerrefino 416.607 m³. O valor equivale a 37% do volume produzido.

Em São Paulo a Lubrificantes Fenix, de Paulínia, está entre as empresas habilitadas para fazer coletas em todo território nacional. Mensalmente são recolhidos pela Fenix cerca de três milhões de litros de OLUC. Deste volume 1,8 milhão de litros são revertidos para óleo em estágio básico, através do rerrefino. Outros 300 mil litros da empresa se transformam em subprodutos (óleos mais finos) e 900 mil restantes (compostos por água e resíduos originados dos aditivos), são encaminhados às empresas que os utilizam como elementos de composição do cimento.

Acompanhe a Fenix:

Facebook – www.facebook.com/LubfenixEcoFenix
Twitter – @LubFenix
www.lubfenix.com.br/

Web Site: