DF sedia final regional da F1 nas Escolas

Brasília-DF 27/2/2020 – Os estudantes aprendem na prática disciplinas como Química, Matemática, Física, Artes, Português e Inglês

O mundo da Fórmula 1 estará mais acessível para doze estudantes dos Ensino Fundamental e Médio do Colégio Galois, em Brasília. No domingo, 01/03, será realizada a etapa regional DF do F1 nas Escolas (F1 in Schools), um projeto educacional internacional de empreendedorismo STEM (que trabalha as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de design  e outras habilidades),realizado pela Fórmula 1. A iniciativa desafia jovens de 12 a 19 anos a criar uma microempresa que funcionará como uma escuderia da principal categoria do automobilismo mundial.

Entre as atividades realizadas pelos estudantes estão a modelagem e construção de um protótipo miniatura de carro F1 – movido a CO2 – que pode atingir até 70km/h em uma pista de 20m de comprimento.  Além disso, a ideia é que os jovens sejam empreendedores, criando um plano de negócios, prospectando patrocínios e desenvolvendo estratégias de marketing e mídias sociais. “O enfrentamento na pista, onde um dos carros sai vencedor, pode ser mais emocionante, mas é apenas fechamento de todo um processo que esses meninos vêm galgando. Aqui, não é só a velocidade que conta. Claro, eles tiveram que pesquisar materiais, projetar e modelar o carrinho, que fazem parte da área de design e engenharia, mas também precisaram exercer funções de comunicação e gerenciamento para garantir o bom funcionamento da empresa. E isso conta muito ponto no final”, explica Rodrigo Carvalho, professor de robótica do Galois.

Este ano a instituição inscreveu duas equipes: a Flamewolf e a Team Mako, cada uma com seis integrantes. “É um projeto que ajuda a gente a conhecer e entender as diversas áreas que fazem parte de um evento como a Fórmula 1. No ano passado, fiz parte da área de marketing, que foi uma experiência enriquecedora para mim. Nessa temporada atuo como gestor da equipe, dou apoio para as várias áreas e me preocupo sempre em manter a união da equipe. Como ouvimos em uma das palestras, 90 % de um projeto é comunicação. Então para mim, comunicação e amizade são a chave para o êxito de uma equipe. Estamos confiantes”, afirma o aluno Gabriel Vitor Reis Monteiro, 14 anos, gestor da Flamewolf. Integrante da Team Mako, Beatriz Peixoto da Eira, 15 anos, viu na F1 uma grande ajuda para a futura vida profissional, já que para cumprir todas as etapas é necessário responsabilidade, organização e saber trabalhar com prazos. Estudante do 1ºano, ela tem como função gerenciar o projeto e cuidar nas redes sociais. “Decidi participar porque enxerguei a possibilidade de agregar conhecimento e ter mais experiência de mercado. Cada conquista foi comemorada. Os patrocínios de empresas como Olhar Brasília, Romario Veras, Jarjour Imports, Eurofix e o próprio Colégio Galois; o desenvolvimento do projeto; a confecção da marca e do portifólio e ter de conciliar tudo isso com os estudos. Foi difícil, mas quando a gente vê o carrinho correndo na pista, sente que valeu a pena!”, garante ela.

O professor Rodrigo ressalta que, ao toparem esse desafio, os estudantes aprendem na prática disciplinas como Química (teoria dos gases), Matemática (elaboração de orçamento e controle de planilhas), Física (aerodinâmica e atrito), Artes (criação de logotipo, marca e material promocional), Português (produção de conteúdo para o portifólio, site e mídias sociais) e Inglês (regras e informações sobre o programa são extraídas da página do F1 in Schools, originalmente na língua inglesa). “Além de desenvolverem percepções sobre todas essas áreas, eles ganham uma visão diferenciada e privilegiada sobre carreiras em engenharia, marketing, ciência e tecnologia. Esta é a oportunidade de mostrar sua potencialidade a dirigentes e experts da F-1 e assim conquistar uma vaga nesse circo da velocidade”, completa o docente.

Mais de 17.000 escolas de 44 países participam do F1 in Schools. Em 2020, a etapa regional do Distrito Federal será realizada no Colégio Galois, onde duas equipes serão selecionadas para a final nacional, que acontece em abril, em São Paulo.  De lá, dois times partem para a etapa mundial, em local ainda não definido. Ano passado, a premiação foi realizada em um jantar de gala na curva 1 do circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Website: http://www.galois.com.br