Dia 22 de Março é o dia Mundial da Água

Piracicaba, SP 23/3/2020 –

O uso racional e responsável da água é uma imperativa missão que envolve todo o planeta. Diz respeito tanto ao cidadão comum, que num simples ato cotidiano abre a torneira para fazer a escovação dos dentes, quanto à megacorporação que gerencia gigantescos volumes hídricos em barragens e estações hidrelétricas.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992 – evento que ficou popularmente conhecido como a Eco-92 -, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma pedra fundamental sobre essa discussão: a ‘Declaração Universal dos Direitos da Água’, documento com dez artigos que exaltam a necessidade de zelo com a água.

Na sequência, já em 1993, o Dia Mundial da Água foi instituído pela mesma ONU justamente para salientar e reforçar essa obrigação global em relação ao cuidado com o valioso, fundamental e finito recurso hídrico. Desde então, ficou estabelecido que a data seria celebrada anualmente no dia 22 de março.

Neste ano, o tema do Dia Mundial da Água é “Água e Mudança Climática”. Na campanha em curso, a ONU enfatiza que “o atraso climático é quase tão perigoso quanto a negação climática, e que cada país no mundo tem que trabalhar mais rapidamente”.

Em seu manifesto, a ONU justifica que eventos extremos ao redor do mundo estão tornando a água escassa, mais imprevisível e mais poluída. E que, dependendo do caso, os três fatores ocorrem simultaneamente.

Por fim, o órgão internacional enfatiza que humanos precisam de água para sobreviver, assim como todos os sistemas que dependem dela: saneamento, saúde, educação, negócios e a indústria.

Dentre todas essas demandas, claro, a necessidade soberana é a oferta de água potável à população mundial que, estima-se, hoje gira em torno de 7,7 bilhões de habitantes. No caso do Brasil, apesar dos notórios avanços na área do saneamento, o acesso à água potável (principalmente pelas populações urbanas) ainda é um dos grandes desafios que se apresentam diante dos gestores públicos do país.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, de 2018), o brasileiro consome uma média diária de 154,9 litros de água. O número é satisfatório quando comparado ao limite mínimo estabelecido pela ONU: volume de 110 litros/dia por habitante para o atendimento de suas necessidades básicas.

Contudo, o Brasil ainda possui aproximadamente 35 milhões de pessoas sem abastecimento de água tratada. Ou seja, quase 17% da população não convive com água de qualidade e segura do ponto de vista sanitário. Para se ter uma ideia, esse contingente de brasileiros que não tem acesso a água boa para consumo humano é dez vezes maior do que a população do Uruguai, com seus 3,3 milhões de habitantes.

Há mais de três décadas no mercado, a FUSATI – empresa brasileira fabricante de filtros, estações de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, além de equipamentos e outras soluções tecnológicas na área de saneamento –desenvolve uma sortida linha de produtos que garantem a qualidade final da água, a saúde de seus consumidores e possibilidades de reúso.

O Filtro de Água de Entrada Residencial, por exemplo, é responsável pelo fornecimento de água pura e cristalina em torneiras, chuveiros, caixas d´água e outros pontos da casa, independente da qualidade do abastecimento público de água. Construído em aço inox, o equipamento é instalado logo após o hidrômetro. Dessa maneira, toda a água fornecida pela rede pública passa por um eficiente sistema de filtragem – para a retenção de partículas como areia, argila, substâncias orgânicas, ferrugem e outras impurezas – antes de ingressar no sistema de encanamento do imóvel.

Além da notória qualidade da água distribuída, o filtro de água residencial se torna um investimento de excelente relação ‘custo X benefício’ já que não consome energia elétrica, evita o acúmulo de sujeira nos reservatórios (caixas d’água) e poupa o “estresse” e possíveis danos a equipamentos e eletrodomésticos como lavadoras de louça, de roupa, chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas e outros aparelhos domésticos. Outra vantagem é o fato de ser um filtro retrolavável. Tal tecnologia gera uma economia substancial porque dispensa a substituição frequente dos elementos filtrantes, que chegam a durar até três anos.

Na verdade, este virtuoso equipamento filtrante central projetado para residências integra uma eficaz família de filtros FUSATI desenvolvidos para atender diferentes vazões, demandas e necessidades particulares relacionadas a hotéis, condomínios, edifícios comerciais, clubes, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos. Apesar das especificidades, o produto final ofertado em todos esses ambientes é o mesmo: água pura, potável, translúcida e apropriada para o consumo humano.

Diariamente, todos esses usuários de filtros de água FUSATI comprovam a certeza de que possuem produtos sinônimos de confiança, saúde, de investimento inteligente, tecnologia e de respeito aos conceitos de sustentabilidade.

Website: https://www.fusati.com.br/