Dia de Doar será dia 3 de dezembro: a data que reúne o Brasil para tornar o país mais generoso e solidário

26/11/2019 –

Mobilizar o Brasil para conquistar um país mais generoso e solidário e promover a doação em todo o mundo. Esse é o objetivo do Dia de Doar, que este ano será realizado em 3 de dezembro.

No ano passado, o movimento estimulou mais de R$ 1,2 milhão em doações, impactando 22 milhões de pessoas nas mídias sociais com a #diadedoar.

Na data, um grande movimento em várias cidades e estados brasileiros, milhares de organizações preparadas para receber doações e milhões de brasileiros demonstrando seu apoio. Segundo pesquisas, 90% das pessoas que ficaram sabendo da campanha fizeram algum tipo de ação ou doação.

Neste ano, um dos principais destaques são as Campanha Comunitárias, iniciativas que fazem parte do movimento do Dia de Doar.

Ao invés de serem campanhas visando doação para uma organização ou projeto, as Campanhas Comunitárias promovem a doação da comunidade para a própria comunidade, buscando o engajamento local das pessoas.

“É uma campanha que não vai estimular a doação apenas para uma única organização ou projeto, e sim para todos os que fazem parte dessa comunidade ou causa”, explica João Paulo Vergueiro, diretor da ABCR, Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, responsável pelo Dia de Doar no Brasil.

Há várias Campanhas Comunitárias acontecendo já em vários Estados como São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul e Paraná, entre outros além de cidades, bairros e o Dia de Doar Kids.
Participação de todos

Diversos materiais para divulgação do movimento, sugestões para fomentar a ação e dicas para as organizações são disponibilizados no site www.diadedoar.org.br.

Há artes, cartazes, vídeos, folders e tutoriais, que permitem que cada participante faça sua própria campanha, com liberdade para adaptar, criar sua inciativa e, tanto organizações como doadores, compartilhem nas mídias sociais com a hashtag #diadedoar.

O site também ajuda com um passo a passo para quem quiser fazer a diferença. A seguir 10 dicas para participar do Dia de Doar.

1. Estabelecer a meta da Campanha
2. Elaborar um plano de trabalho
3. Desenvolver a narrativa da Campanha
4. Criar uma marca – nome, logo, slogan
5. Reunir recursos visuais inspiradores
6. Fazer um convite estimulante
7. Organizar sua equipe da Campanha
8. Identificar os Embaixadores da Campanha
9. Planejar a Estratégia de Comunicação
10. Assegurar-se de que seus recursos tecnológicos encantarão os doadores

“O Dia de Doar existe graças à união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando ou estimulando a doação de indivíduos, empresas, organizações”, diz Márcia Woods, presidente da ABCR.

Sobre o Dia de Doar

Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, em 2012, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 45 países.

O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data lá fora, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e Cyber Monday.

O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do #GivingTuesday, a 92Y e lidera a campanha junto com a Umbigo do Mundo.

Website: https://www.diadedoar.org.br/

Web Site: