Dia do telefone 10/03: cada vez mais tele e menos fone

São Paulo 10/3/2020 –

O telefone, aquele idealizado e criado por Alexander Graham Bell para exclusivamente falar remotamente em um diálogo de áudio, é quase peça de museu, como item histórico ou item de colecionador. Hoje, está mais para um assistente pessoal ou uma fonte de entretenimento e informação.

Em um relatório de tendências feito pelo trop.soledad apontou que, no Brasil, quem está conectado pelo smartphone, sente-se mais pertencente ao que acontece no mundo. 63% dos entrevistados são muito satisfeitos por passarem muito tempo no celular.

No dia a dia, é visível que o celular serve como uma fonte de entretenimento e informação, pois com ele é possível se atualizar nas redes sociais, assistir vídeos por streaming ou por download de filmes. Uma das profissões que nasceram com as novas tecnologias em telefones, o motorista por aplicativo, vê na tela brilhosa dos celulares seus ganha-pão.

Esse cenário explica o número cada vez menor de linhas fixas no país, segundo a Anatel. Para muita gente, o telefone fixo tem servido somente para receber ligações de telemarketing, define Alcovorado, sócio-diretor da Consumoteca, que pesquisa hábitos da geração Z na América Latina.

Outro ponto é que os planos de celular no mercado já superam em vantagens os proporcionados pelas operadoras fixas já há um bom tempo. Internet, serviços de aplicativos, descontos em compras e entretenimento compõem um kit buscado por grande parte dos brasileiros.

No varejo, os planos de telefone móveis não são mais vendidos pelas ligações telefônicas. Mas sim pelo volume de internet que podem navegar e vantagens em usos de aplicativos como Facebook, Instagram e outras redes sociais.

Portanto, ao evocar a célebre frase daquele que trouxe o telefone para o Brasil, Dom Pedro II, “Meu Deus, isto fala!”, ficaria surpreso em saber que fala, exibe, entretem, monitora, organiza… Assim é a tecnologia, em constante evolução.

Website: https://www.nextel.com.br

Web Site: