Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: o que levar em conta na hora de procurar uma escola

Curitiba,PR 17/12/2019 –

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é promovido pelas Nações Unidas e celebrado no dia 3 de dezembro, com o objetivo de promover uma maior compreensão sobre a deficiência e para “mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo – e uma em cada dez é criança. “Esses números não podem ser ignorados, eles mostram que precisamos pensar em políticas e metodologias que incluam essas crianças no contexto escolar e familiar”, alerta a mestre em Organizações e Desenvolvimento com ênfase em Inclusão Escolar e coordenadora pedagógica regional do Sistema Positivo de Ensino, Ceres Costa Rosa.

Existe uma lei federal que prevê a inclusão e o tratamento da pessoa com deficiência com igualdade, sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Porém, encontrar uma escola que realmente acolha e promova a inclusão da criança com deficiência ainda não é uma tarefa fácil para os pais. Para ajudar nesse processo, a especialista sugere que se preste atenção em alguns detalhes antes mesmo de efetuar a matrícula:

A escola deve dialogar com a família e traçar um plano de ação para o ano letivo, com o que será realizado pela família e o que será realizado pela escola;

Veja se a instituição oferece tutoria individualizada. Quando necessária e indicada em laudo, essa tutoria não pode acarretar em nenhum ônus financeiro para a família, segundo a legislação vigente;
A escola deve estar aberta para atender os profissionais de fora que prestam atendimento às crianças, traçando estratégias coletivas
Pergunte aos gestores se a equipe pedagógica está preparada para receber seu filho. É necessário promover a adaptação curricular no planejamento e avaliações em cada caso, assim como um plano individual de atendimento pedagógico, assegurando o maior desenvolvimento de habilidades e competências;
Veja se a instituição realiza o ensalamento do aluno com necessidades especiais antes do início das aulas. É importante que ele já encontre seu nome como parte da turma que estará matriculado.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Website: http://www.editorapositivo.com.br/sistemas-de-ensino/sistema-positivo-de-ensino/

Web Site:

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: o que levar em conta na hora de procurar uma escola

Curitiba,PR 17/12/2019 –

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é promovido pelas Nações Unidas e celebrado no dia 3 de dezembro, com o objetivo de promover uma maior compreensão sobre a deficiência e para “mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo – e uma em cada dez é criança. “Esses números não podem ser ignorados, eles mostram que precisamos pensar em políticas e metodologias que incluam essas crianças no contexto escolar e familiar”, alerta a mestre em Organizações e Desenvolvimento com ênfase em Inclusão Escolar e coordenadora pedagógica regional do Sistema Positivo de Ensino, Ceres Costa Rosa.

Existe uma lei federal que prevê a inclusão e o tratamento da pessoa com deficiência com igualdade, sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Porém, encontrar uma escola que realmente acolha e promova a inclusão da criança com deficiência ainda não é uma tarefa fácil para os pais. Para ajudar nesse processo, a especialista sugere que se preste atenção em alguns detalhes antes mesmo de efetuar a matrícula:

A escola deve dialogar com a família e traçar um plano de ação para o ano letivo, com o que será realizado pela família e o que será realizado pela escola;

Veja se a instituição oferece tutoria individualizada. Quando necessária e indicada em laudo, essa tutoria não pode acarretar em nenhum ônus financeiro para a família, segundo a legislação vigente;
A escola deve estar aberta para atender os profissionais de fora que prestam atendimento às crianças, traçando estratégias coletivas
Pergunte aos gestores se a equipe pedagógica está preparada para receber seu filho. É necessário promover a adaptação curricular no planejamento e avaliações em cada caso, assim como um plano individual de atendimento pedagógico, assegurando o maior desenvolvimento de habilidades e competências;
Veja se a instituição realiza o ensalamento do aluno com necessidades especiais antes do início das aulas. É importante que ele já encontre seu nome como parte da turma que estará matriculado.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Website: http://www.editorapositivo.com.br/sistemas-de-ensino/sistema-positivo-de-ensino/

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