Dia Internacional do Cão-Guia terá caminhada na Avenida Paulista

São Paulo, SP 23/4/2013 – Estaremos reunidos no coração financeiro do Brasil, em um horário de grande circulação, para convidar a população a enxergar e apoiar a nossa causa

Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Cão-Guia e chamar a atenção do público para a questão da inclusão do deficiente visual na sociedade, o Instituto IRIS de Responsabilidade e Inclusão Social realiza, nesta quarta-feira (24/4), uma caminhada na região da Avenida Paulista. Deficientes visuais, acompanhados por seus cães-guias, vão se concentrar às 13 horas em frente ao Boulevard da Alameda Rio Claro para percorrer a avenida que é símbolo da cidade de São Paulo. O IRIS – entidade sem fins lucrativos criada para promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual por meio do cão-guia – conta com mais de 3 mil deficientes visuais inscritos, aguardando um cão-guia.

Segundo Marcelo Panico, presidente do Instituto IRIS, a formação de um cão-guia é lenta, requer investimento, cuidados especiais e é um trabalho que só pode ser executado por profissionais especializados. Depois de formado, o cão-guia é entregue gratuitamente à pessoa com deficiência visual inscrita no instituto. No Brasil há cerca de 70 cães-guias que ajudam pessoas com deficiência visual ou com baixa visão a se locomoverem e se sentir incluídas socialmente. Mas, de acordo com Panico, a demanda pelo cão-guia no país é de pelo menos 12 mil pessoas. “Estaremos reunidos no coração financeiro do Brasil, em um horário de grande circulação, para convidar a população a enxergar e apoiar a nossa causa”, explica Marcelo Panico.

O Instituto IRIS é parceiro do Projeto Cão Guia Brasil que, além de treinar os cães, realiza palestras e workshops de preparação da sociedade para receber e integrar o deficiente e seu cão-guia. Atualmente, 21 cães estão sendo treinados como resultado de uma parceria que reúne o Instituto IRIS, o Projeto Cão Guia Brasil e o SESI-SP.

AGENDA
Comemoração do Dia Internacional do Cão-Guia
Dia 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 13 horas
Local: Boulevard da Alameda Rio Claro

CONTATOS DO IRIS
Marcelo Panico, presidente do Iris Instituto
[email protected]
Cel. (11) 7889-9900
Erséa Maria Alves, vice-presidente [email protected]
[email protected] / [email protected]
Cel: (11) 99910-7000

Website: http://www.printeccomunicacao.com.br

Web Site: