Dia mundial da obesidade contará com congresso virtual gratuito para pacientes

São Paulo 5/2/2021 –
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de indivíduos diagnosticados com obesidade no mundo até 2025 será de 700 milhões de pessoas.

O instituto obesidade brasil realizará um evento online gratuito apoiando o dia internacional da obesidade, com diversas palestras de profissionais renomados.

O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível. A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaborativos de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda profissional especializada.

O Instituto Obesidade Brasil realiza evento on-line e gratuito em apoio ao Dia Internacional da Obesidade. A ONG é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade

Em 2020, a Federação Internacional da Obesidade alterou a data do Dia Mundial da Obesidade para 04 de março. A data adotada até 2019 era 11 de outubro, quando muitas atividades aconteciam pelo país como forma de conscientização dessa doença multifatorial e crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e associação com outras doenças, como hipertensão, diabetes e câncer. A obesidade não está relacionada à falta de força de vontade, falha de caráter ou algo facilmente controlável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de indivíduos diagnosticados com obesidade no mundo até 2025 será de 700 milhões de pessoas. Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela Obesidade, foi instituído o Dia Mundial da Obesidade.

Em apoio à data, o Instituto Obesidade Brasil realizará neste ano de 2021, no dia 06 de março, o projeto Obesidade em Pauta: Menos estigma, mais acolhimento. Um evento 100% on-line e gratuito para conscientização da obesidade como doença crônica e diminuição do preconceito.

O evento acontecerá das 08h às 18h com uma programação especial durante todo o dia As Inscrições podem ser feitas pelo site: www.diainternacionaldaobesidade.com. A transmissão acontecerá nas redes sociais do Instituto Obesidade Brasil, no YouTube, Instagram e Facebook e nos canais dos colaboradores e parceiros. A apresentação e encerramento serão feitos pelo ator e apoiador da causa, Rodrigo Santoro, que já participou da Campanha Sinta-se Abraçado, também realizada pela ONG Obesidade Brasil.

Entre os temas abordados no período da manhã estão a obesidade como doença crônica, os preconceitos contra a pessoa com obesidade, estética e saúde e as doenças associadas ao problema. Sobre tratamento, os profissionais abordarão questões como a dieta no tratamento de obesidade, exercícios físicos e perda de peso, remédios para emagrecer, além de informações sobre cirurgia bariátrica e metabólica e outros métodos de intervenção.

À tarde, será explicada a importância do acompanhamento psicológico, além de questões como ansiedade e depressão. Os profissionais também abordarão temas sobre os tratamentos clínico e cirúrgico oferecidos pelo SUS. Ao final dos debates, também acontecerão mesas redondas para discussão. Depoimentos ao final do evento mostrarão casos reais de quem lida com o problema. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.diainternacionaldaobesidade.com.

A saúde dos colaboradores deve ser um fator de preocupação constante para os empresários. Consciente dessa necessidade, a Otimiza Brasil decidiu ser parceiro do evento “Obesidade em Pauta: Menos Estigma, Mais Acolhimento”, organizado pelo Instituto Obesidade Brasil com o apoio da World Obesity Day.

Website: http://www.diainternacionaldaobesidade.com

Web Site: