Didática na educação é grande aliada para transformar dificuldades de aprendizado em compreensão

Muzambinho – MG 19/3/2020 – A didática nos convida ao estudo das técnicas de aprimoramento da educação formal

Sempre falaram sobre didática, sobre como ela pode transformar a educação, o conhecimento e a forma de aprender. Mas, afinal, o que é exatamente a didática?

A palavra vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que pode ser traduzida como arte ou técnica de ensinar e estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.

De acordo com estudiosos, ela é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, de tal forma que tem um papel extremamente importante na construção do entendimento, pois com seus métodos pode transformar a dificuldade de um aluno em aprender certo assunto em clareza, trazer uma melhor compreensão da informação.

Para Jan Amos Komenský, pedagogo e educador reconhecido como o pai da didática moderna e um dos maiores educadores do século XVII, ela configura simultaneamente ensino e aprendizagem, pensada a partir de ensino, planejamento e avaliação. Komenský acreditava no pensamento elaborado, na reflexão e no raciocínio crítico.

Didática e Educação

Com 41 anos ininterruptos trabalhando no magistério, Ivan Antônio de Freitas, decidiu escrever o livro Didática e Educação: A busca de uma análise crítica e filosófica, publicado pela Editora Albatroz em 2018. Seu currículo na área é vasto. Contando com Mestrado pela UNIMEP-Piracicaba/SP, graduou-se em Pedagogia e em Educação Física. Além disso tem Licenciatura Plena em Didática, Sociologia e Estrutura e Funcionamento de Ensino, habilitações pedagógicas em Administração Escolar e em Orientação Educacional, assim como Especializações Lato sensu distintas em Orientação Educacional, em Ginástica em Academias, em Educação Física Infantil e em Fisiologia.

De acordo com o autor, Didática e Educação tem cunho teórico com sólida base prática, oriundos da sua vivência de mais de quatro décadas no mundo do ensino. Desse modo, o livro surge como fruto das suas experiências e aflições diante do atual estágio da educação nacional. A escrita manifesta-se com seu gosto por leitura e pesquisa e a vontade de passar a outras pessoas um pouco do conhecimento que acumulou até esse momento.

Ivan Antônio comenta que certa vez leu em um livro de filosofia que afirmou que das teorias surgem os fatos e os fatos reformulam as teorias. “Assim, penso que: se existe busca é porque há o interesse em coisas, fatos ou práticas novas. Se falamos em análise, é porque há o interesse investigativo. Finalmente, se comentamos sobre filosofia, apela-se para o interesse pensante”, destaca. Dessa forma, pretende que os leitores busquem melhor reflexão sobre a atuação docente e respectiva administração. 

Reflexões

Para o pedagogo e escritor, a didática nos convida ao estudo das técnicas de aprimoramento da educação formal, nos concede reflexões e na prática nos induz ao pragmatismo da filosofia educacional. “Em princípio, o estudo nos permite a revisão periódica dos nossos conceitos, acirra o ânimo da pesquisa e aumenta nossos conhecimentos dando sabor à vida. Impõe limites ou os exacerba e dá coerência entre o que se fala, o que se faz, o que se pensa e o que se sente”, comenta.

Enfim, segundo Ivan Antônio, a educação age no ser humano do mesmo modo como a água que irriga a planta: para dar-lhe força, vida e beleza. Mesmo sem a água ou adubo a planta pode sobreviver, mas sem qualidade, sem beleza e sem grande contribuição para o todo. “Assim sendo, nosso cérebro é um potencial ávido de conhecimentos, uma massa infindável à espera de informações para sinapses intelectivas; um veículo que nos transporta da ignorância ao conhecimento, da monotonia ao prazer, da anestesia ao dinamismo da compreensão”, finaliza.

 

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