Do coco ao coqueiro – o fruto que tudo se reutiliza

23/4/2020 –

Uma das frutas mais cultivadas no país é o coco, e uma das questões que poucos conhecem é que do coco tudo se reutilizada até mesmo suas folhas e troncos.

O coco atualmente é considerado umas das frutas mais saudáveis do mundo por ser rico em fibras, vitaminas dos complexos (A, B1, B2, B5 e C), e ainda em sais minerais, principalmente potássio e magnésio. Mas poucos ainda sabe que do coco, tudo se aproveita. Por tal motivo, o coqueiro é considerado uma planta de múltiplas funcionalidades pela alta taxa de reutilização como o seu tronco, folhas, parte externa, carne do coco que são todos reutilizáveis em toda a parte do mudo mais principalmente na Ásia em países como Índia, Filipinas, Sri Lanka e Tailândia que lidera no ranking de maior área plantada de coqueiros do mundo. Segundo o artigo Produção e Comercialização de Coco no Brasil Frente ao Comércio Internacional: Panorama 2014, a Ásia possui 70% da área mundial, enquanto que o restante se distribui nos continentes da África, América Latina, Oceania e Caribe.

No Brasil, técnicas como produção de adubo são muito utilizadas a partir da casca verde do coco que é um dos melhores materiais para a produção de adubo, fibras e pó, apesar de 80% a 85% do seu peso bruto ser considerada lixo. Empresas inovadoras como a EdenCoco, uma empresa de coco natural, traz novas maneiras sustentáveis de consumir o coco verde sem a casca. A empresa afirma que o coco verde, ao ser consumido com casca, faz com que não ocorra a trituração do fruto, e consequentemente vai parar no lixão, aonde não é reciclado e nisso a cria muitos resíduos, mau cheiro e mosquitos, e por isso para a comercialização do EdenCoco é retirada 70% da casca externa do coco verde e esse insumo retirado é revertido às cooperativas de reciclagem para ser utilizado como matéria-prima para fabricação de diversos produtos, desde vassouras até acolchoados na indústria automobilística.

Em relação a utilização em todo o mundo, foram listados algumas reutilizações do coco e do coqueiro que poucas pessoas conhecem.

A Fibra é extraída de casca de coco e pode ser usado para a criação de tapetes e capachos, escovas, cordas, recheio de colchões e calafetagem para barcos e redes de pesca. A carne de coco, pode ser criado produtos muito conhecidos como óleo de coco e leite de coco. Além disso, é possível também criar o vinho de palma, também chamado de toddy, que é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação alcoólica da seiva de várias espécies de palmeiras como a Palmyra e coqueiros. Com a Seiva do coco pode-se produzir ainda mais vinho de palma (quando fermentado), calda ou doce e açúcar de coco ou açúcar de palma. A água de coco é consumida como uma bebida refrescante e está ganhando popularidade como uma bebida esportiva entre os atletas. Além da água, pode ser também criada nata de coco, vinho de coco e vinagre de coco (quando fermentado). Pode ser entender que tudo do coco se utiliza, entretanto tudo do cocoqueiro também pode ser utilizado: Com as cascas e fibras de coco podem ser criados tigelas, utensílios e artesanato.Além de uso como fonte de combustível, e repelente quando queimado (a fumaça repele os insetos). As cascas de descarte podem ser usadas para uma variedade de produtos domésticos e materiais de revestimento. Com as folhas de coco costumam se fazer vassouras, cestas, tapetes, telhados de palha e galpões temporários. O tronco do coqueiro é usado para fazer móveis e casas e no Havaí para criar tambores, conteiners e canoas. E por último, as raízes de coco usado como corante, enxaguatório bucal e pedaço desfiado de raiz de coco pode ser usado como escova de dentes  

Curiosidades do mundo em relação ao coco: 

-Bunot (Filipinas), escova de coco (Jamaica) são feitos de casca de coco e usado para lustrar o chão. 

-Sapu Lidi (Indonésia), Walis Tingting (Filipinas) são vassouras de folhas de coco. 

-Karewe (Quiribati)é uma bebida fresca de seiva de coco e consumida em Quiribati. 

– Tempurung (Malásia)é uma palavra malaia para fibra. A casca de coco é usada para fazer uma tigela de sopa e uma concha. 

– Yehu e Banhu (China), Dán Gáo (Vietnã),Rebab (Médio Oriente e Europa Oriental) são instrumentos musicais de coco 

-Tuba (Filipinas),Tuak (Indonésia e Malásia) é uma bebida extraída da seiva de coco. 

-Te Kamamai (Quiribati), Dhiyaa Hakuru e Addu Bondi (Maldivas) é uma calda doce e bala feita com seiva de coco fervente. 

-Lambanog (Filipinas), também conhecida como vodka de coco.

 

 

 

Website: https://www.edencoco.com.br/meuedencoco/

Web Site: