E-commerce: a estratégia adotada por grandes varejistas para vencer a crise e o Covid-19

Rio de janeiro, RJ 14/4/2020 –

Como os grandes varejistas online estão se adequando para combater a crise e a pandemia de Sars-Cov-2

O e-commerce brasileiro nunca esteve tão em alta como nesse primeiro trimestre, de acordo com a 3ª edição do relatório Neotrust, realizado pela empresa Compre&Confie em parceria coma ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio eletrônico.

Sendo vistas como saída para continuar vendendo durante esse tempo de quarentena, as lojas virtuais apresentaram um crescimento em número de pedidos de 32,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento de número de pedidos, ainda que com valor de ticket médio 4,5% menor, gerou um aumento de faturamento na ordem de 26,7% no comércio eletrônico.

As compras online estão mais concentradas em produtos de itens básicos de higiene e saúde, alimentação e gastos com entretenimento e educação, o que explica a queda de R$428,50 do ano anterior para R$409,50 no valor médio gasto por compra, uma vez que os produtos de maior valor agregado foram substituídos por compras de itens de primeira necessidade.

Mas com tantas ofertas online, como os grandes varejistas estão se destacando e se adequando no combate ao coronavírus?

Se para os comércios offline o jeito foi adotar o digital, para os e-commerces já consolidados no mercado a saída foi se adaptar e inovar suas ações.

A estratégia da Lacta para vender durante a Pascoa mesmo em quarentena

A Lacta, por exemplo, para se adaptar a nova realidade, apostou em algo inédito, reforçou seus canais de entrega à domicílio e firmou parceria com aplicativos como o Rappi, onde consumidores da marca poderia efetuar um cadastro no site promocional da campanha e se tornarem vendedores afiliados. Cada participante receberia um código e todas as vendas desses afiliados seriam convertidas em premiações de 10% sobre o valor vendido de cada ovo de pascoa.

E-commerce do Carrefour Brasil triplica as vendas

Outro grande competidor que soube se adequar à nova realidade imposta pelo combate ao coronavírus foi a rede Carrefour Brasil. De acordo com o presidente da rede varejista, o Carrefour em 15 dias precisou tomar 240 decisões em resposta ao aumento da sua demanda online e física.

As medidas vão desde mudanças nos seus processos sanitários para proteção dos colaboradores e clientes, além de congelamento de preços de itens tidos como essenciais em tempos de pandemia.

Para Noël Prioux, diretor e presidente do Carrefour, “a experiência tida na Europa com as medidas adotas para o controle da pandemia deixou a rede preparada para efetuar as mudanças necessárias na rede no Brasil de forma mais rápida”. A rede afastou imediatamente cerca de 3 mil funcionários tidos como do grupo de risco e abriu prontamente contratação de 4 mil colaboradores temporários, esperando contratar mais 1 mil novos funcionários na próxima semana.

Outras mudanças adotadas pela rede, são a de medir a temperatura de todos os funcionários diariamente, também oferecerem para efetuar as compras para pessoas ou fornecer luvas e máscaras que elas mesmas façam, mesmo sistema adotado por diversas lojas na França, país de origem da varejista.

Grupo responsável pelas redes Pão de Açúcar e Extra tem entrega online prioritária para pessoas do grupo de risco

O grupo GPA que responde pelas redes Pão de Açúcar e Extra Hipermercados também se adequou para oferecer uma experiência e maior segurança para seus clientes. A rede criou a iniciativa de priorizar as entregas das compras online para os clientes com mais de 60 anos de idade.

Após cadastrado realizado, assim que o cliente inicia a compra, o sistema reconhece a idade do comprador e disponibiliza de imediato a opção de entrega rápida, sendo as opções tradicionais e expressa. Desta forma, o consumidor poderá efetuar a compra de até 150 itens através do e-commerce e receber em casa sua compra em até 48h úteis e com frete grátis.

O objetivo da ação, segundo o grupo, é oferecer um atendimento rápido e prioritário para que os clientes do grupo de risco possam manter o isolamento social durante pandemia e mesmos os clientes com menor familiaridade com ambiente digital, em cada página é dado um passo a passo simplificando todo o processo.

Consultorias de e-commerce gratuitas

Mais uma empresa que vem fazendo seu papel é a Agência Vixus, especializada em estratégias e marketing para e-commerce. A agência paulistana abriu uma linha de consultoria para pequenas empresas que desejam transformar sua operação física em online, e afirma que mesmo os microempreendedores com negócios locais podem se adequar e manter sua operação com auxilio de lojas virtuais ou campanhas de marketing.

Consolidada como uma das melhores consultorias de e-commerce do Brasil, detentora de diversos prêmios para seus clientes, o sócio e estrategista da agência, Alexandre Poseddon, afirma que “ajudar os pequenos negócios agora é prioridade da agência, aumentamos nossa equipe para atender a demanda dos grandes e-commerces que já eram nossos clientes e abrimos um canal de atendimento exclusivo e gratuito para ajudar os pequenos a manterem seus negócios ativos”. Poseddon acrescenta ainda, “todos que podem, que façam sua parte. O momento é de sermos solidários e ajudarmos uns aos outros.”

——————————-

Lilith M. Angel – Redatora na Vixus Marketing, sua agência de estratégias para e-commerce, marketing e formação de marcas fortes para empresas e pessoas.

Website: http://www.vixus.com.br