EDITORA ELSEVIER LANÇA EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO DE ENERGIA NO BRASIL

5/2/2013 – Dessa forma, a conservação dos recursos naturais e a gestão do meio ambiente nos empreendimentos privados e públicos passam a ocupar posição de maior importância nas investigações dos meios acadêmicos e dos organismos internacionais bem como nas políticas

Lançado pela editora Elsevier, este livro apresenta uma análise de extrema importância para a definição de uma estratégia nacional de longo prazo, para a retomada do crescimento econômico de forma sustentável, centrada principalmente nas questões da eficiência energética e do desperdício sistêmico. Ao longo dos capítulos, o professor Antônio Dias Leite, um dos maiores estudiosos do Brasil, analisa a posição singular ocupada pelo país no cenário mundial por três décadas. Segundo o autor, o planeta Terra não está suportando o crescimento populacional nem o aumento da atividade econômica nos moldes tradicionais.

Dessa forma, a conservação dos recursos naturais e a gestão do meio ambiente nos empreendimentos privados e públicos passam a ocupar posição de maior importância nas investigações dos meios acadêmicos e dos organismos internacionais bem como nas políticas nacionais. A obra aborda as relações entre energia, economia, meio ambiente e clima, na atualidade e num futuro previsível, que parte das revisões do cenário mundial feitas no âmbito das sucessivas conferências internacionais para chegar ao foco da discussão, que são as questões nacionais que envolvem o tema.

Diante do inter-relacionamento dos temas energia, meio ambiente, crescimento econômico, eficiência e desperdício, na atual conjuntura mundial e nacional, não seria fácil tratar individualmente de cada um deles. Por isso, Antônio Dias Leite, resolveu apreciar, de início, os temas mais abrangentes neste livro. O autor trata do cenário mundial e dos debates internacionais que se travaram desde a década de oitenta; destaca a posição singular do Brasil nesse cenário; abre um parêntesis para tratar do preço e da tributação da energia no Brasil, que trazem apreensões; trata da eficiência energética, da sua evolução e da sua promoção no Brasil, objetivo central do livro; e aborda obviamente o desperdício da energia no Brasil.

No Brasil, os estudos e análises relativos à energia são voltados dominantemente, para a expansão da oferta com o objetivo de atender a uma demanda que se admite sempre crescente. É essa também a ênfase, tanto nas decisões empresariais como nas iniciativas de governo, que relegam a segundo plano as possibilidades de contenção da demanda via redução de desperdícios de eficiência energética.

“Ações voltadas para o aumento da eficiência requerem investimentos privados e públicos de tipo diverso: em campanhas de conscientização, em construção e equipamentos, em pesquisa e inovação tecnológica, em aperfeiçoamento de pessoal e na gestão dos processos de produção. Nem todos os investimentos se traduzem em subsequentes resultados econômicos para os respectivos empreendedores, no prazo por eles considerado aceitável, tornando necessário, por vezes, o subsídio com recursos públicos, tal seja sua relevância social, informa o autor.”